O primeiro jornal português
de Fact-Checking

“Imigrante ilegal argelino” foi detido pela polícia após ter “decapitado homem espanhol” em Valência?

Sociedade
O que está em causa?
"Um argelino decapita um homem espanhol de 40 anos em Valência", Espanha, destaca-se em várias publicações nas redes sociais. Verdade ou mentira?
© Shutterstock

É verdade que, no dia 30 de julho, foi registada a morte de um indivíduo com cerca de 40 anos de idade, em Valência, Espanha, depois de ter sido ferido no pescoço com uma faca. Logo após o sucedido começaram a surgir publicações nas redes sociais em que se apontava para um suspeito “argelino“, “imigrante ilegal“, que teria sido detido pela polícia como presumível autor do homicídio.

Há mesmo publicações em que se apresenta como facto comprovado que “um argelino decapita um homem espanhol em Valência”.

Nas notícias de vários órgãos de comunicação social credíveis sobre o sucedido, porém, não encontramos qualquer referência a um suspeito “argelino” ou sequer a uma suposta “decapitação”.

Entretanto, a “Maldita.es”, plataforma espanhola de verificação de factos, contactou a Polícia Nacional e obteve a informação de que o presumível autor do homicídio “não é argelino, mas sim um jovem de origem espanhola, nascido em Espanha, com antecedentes criminais”.

Aliás, o suspeito só foi detido pelas autoridades dois dias depois do crime, a 1 de agosto, o que contraria as publicações sobre o pretenso “argelino” que surgiram logo nos dias 30 e 31 de julho.

Quanto às causas da morte, a Polícia Nacional aponta para “feridas mortais por arma branca no pescoço, segundo foi comprovado”.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque