"No mesmo fim-de-semana em que milhões de portugueses foram retidos em casa e impedidos de se deslocarem entre concelhos,
600 comunas festejaram em Loures sem qualquer distanciamento físico pelo menos", alega-se numa das publicações em causa, datada de 28 de novembro de 2020 e acumulando mais de 2.500 partilhas no Facebook.

"Negócios a fechar, famílias a passar fome e estes políticos que ganham salários enormes gozam à grande na cara dos pobres… Onde pára a polícia para poder multar, serão todos coabitantes e mais não digo", destaca-se na mensagem de outra publicação, do mesmo dia, com centenas de partilhas.

Estas imagens que estão a circular nas redes sociais são autênticas e foram realmente captadas no último fim-de-semana, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, onde se realizou o XXI Congresso do PCP?

Sim. As imagens em causa foram replicadas a partir da página oficial do PCP, mais precisamente a partir de uma galeria de fotografias do XXI Congresso do PCP, publicada no dia 27 de novembro de 2020 (pode conferir aqui).

Confirma-se assim que as imagens virais são autênticas, sem qualquer modificação ou adulteração.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network