As imagens do desabamento espalharam-se rapidamente pelas redes sociais ao longo da tarde de hoje, através de centenas de partilhas, tornando-se virais. Talvez por não terem indicação da respetiva autoria, vários utilizadores do Facebook denunciaram algumas dessas publicações como sendo falsas.

Afinal as imagens em causa são falsas ou autênticas?

O Polígrafo identificou a origem das imagens na página dos Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique alojada na rede social Facebook.

O respetivo comandante Luís Filipe Neto confirmou ao Polígrafo a autenticidade das fotografias que "foram captadas hoje" por bombeiros, logo após o desabamento, no local.

"Abatimento de tecto no Metropolitano de Lisboa. Equipas dos Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique, Regimento de Sapadores Bombeiros - Lisboa e INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica acorreram à Praça de Espanha, onde ocorreu o abatimento do tecto na galeria do metropolitano entre a estação de São Sebastião e Praça de Espanha", descreve-se na mensagem que acompanha a publicação original das fotografias, na página dos Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique.

Segundo informou a SIC Notícias, "quatro pessoas ficaram feridas num desabamento nas obras que decorrem na Praça de Espanha, em Lisboa. Os destroços caíram sobre uma carruagem do metro que seguia com cerca de 300 pessoas. A Câmara Municipal de Lisboa diz que se tratou de um erro decorrente dos trabalhos na obra e adianta que já foi aberto um inquérito. O comunicado da autarquia avança ainda que técnicos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil estão no local para coordenar a reparação e garantir a reabertura da estação nos próximos dias".

______________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network