- O que está em causa?Nas redes sociais denuncia-se que foi instalado um passeio cuja funcionalidade será "no mínimo útil (e no máximo inútil)", uma vez que este é de reduzidas dimensões. Questiona-se se será uma "futura paragem de autocarro" e há até quem afirme ser "perigoso". Verdadeiro ou falso?

É num tweet feito no dia 2 de novembro que se partilham três fotografias de um passeio que é, segundo a publicação, "no mínimo útil (e no máximo inútil)". Segundo se aponta, este localizar-se-á na Amoreira, no município de Odivelas, mas a utilidade do mesmo aparenta ser uma incógnita.
Há quem especule que possa ser uma "futura paragem de autocarro", quem afirme ser "perigoso" e ainda quem questione "de quem é que foi esta brilhante ideia".

Perante estas dúvidas, o Polígrafo contactou a Câmara Municipal de Odivelas questionando se se confirma a existência deste passeio e o que o justifica.
Em resposta, a autarquia confirma a veracidade das imagens mas justifica que "não se trata de um passeio, mas sim de um estreitamento de via, na aproximação de uma curva" na rua do Poder Local, na Ramada.
A obra foi executada "para a redução da velocidade das viaturas que ali circulam, aumentando, ainda, os passeios junto às habitações (do lado direito da via) e criando uma berma física (à esquerda) na zona do estreitamento" tendo em conta o problema identificado de excesso de velocidade automóvel naquele local.
Acrescenta ainda a Câmara Municipal que "já deu entrada, nos serviços municipais, um pedido de um morador para a colocação de uma lomba para redução de velocidade".
Num documento enviado pela autarquia ao Polígrafo, que visa a "implementação de medidas de acalmia de tráfego", indica-se que "a 1.ª curva localizada após o entroncamento com a rua Adriano Correia de Oliveira, é frequentemente 'cortada' pelos condutores, constituindo risco para qualquer atividade que aconteça após a mesma" e, nesse sentido, "propõe-se a implementação de um estreitamento de via".
____________________________
Avaliação do Polígrafo:
