O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagens do humorista Fábio Porchat com camisola e bandeira do Partido dos Trabalhadores são autênticas?

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Está a circular nas redes sociais um conjunto de imagens de Fábio Porchat, um dos criadores da produtora de vídeos de comédia "Porta dos Fundos", com camisola e bandeira do Partido dos Trabalhadores (PT). "Não é nada mais que um PTista atuante e filiado", denuncia-se na mensagem da publicação viral. É verdade ou mentira?

Na semana em que a produtora de vídeos de comédia “Porta dos Fundos” está no centro de uma polémica no Brasil devido ao filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, sobretudo por causa do retrato satírico de Jesus Cristo como homossexual, propagaram-se nas redes sociais imagens de Fábio Porchat, um dos criadores da produtora em causa, vestindo uma camisola e trazendo aos ombros uma bandeira do Partido dos Trabalhadores (PT).

Não é nada mais que um PTista atuante e filiado“, denuncia-se na mensagem da publicação viral.

É verdade ou mentira?

A Agência Lupa, plataforma brasileira de fact-checking, analisou as imagens e concluiu que são falsas ou descontextualizadas.

“As imagens do apresentador Fábio Porchat são de um vídeo de humor produzido pelos Porta dos Fundos em abril de 2016 – e não de uma foto da vida real. Naquele ano, Fábio Porchat, Antonio Tabet, Gregorio Duvivier e João Vicente de Castro fizeram uma gravação encenando que o Porta dos Fundos tinha uma relação direta com o PT, a CUT, o MST e o próprio ex-presidente Lula da Silva”, esclarece-se no artigo.

Também é falso que Porchat seja filiado ao PT do Rio de Janeiro. Essa informação pode ser conferida no banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral. Contudo, seu pai, Fábio Ferrari Porchat de Assis, é filiado ao PV e já foi deputado estadual em São Paulo”, acrescenta-se. “Essa informação começou a circular após o lançamento do filme ‘A Primeira Tentação de Cristo‘, um especial de Natal do Porta dos Fundos feito para a plataforma Netflix. A sinopse do filme diz que ‘Jesus está fazendo 30 anos e traz um convidado surpresa para conhecer a família'”.

No dia 12 de dezembro, a Agência Lusa noticiou que uma petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, exibido na plataforma Netflix, já contava com mais de um milhão de assinaturas. O filme, de 46 minutos, protagonizado pelos humoristas brasileiros Gregorio Duvivier e Fábio Porchat, não agradou a grupos religiosos, que criticaram a temática abordada. A petição entretanto já tem mais de dois milhões de assinaturas.

Mais recentemente, o deputado federal (membro da câmara baixa do Congresso) Júlio Cessar Ribeiro escreveu nas suas redes sociais que encaminhou um ofício ao ministro da Justiça do Brasil, Sérgio Moro, solicitando “apuração e representação criminal” contra os humoristas do Porta dos Fundos. O parlamentar alega que os humoristas violaram o artigo 208 do Código Penal brasileiro ao “vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso“.

Na Assembleia Legislativa do estado brasileiro de São Paulo o caso gerou um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), um instrumento legal que dá aos parlamentares o direito de investigar um facto que seja muito importante para a vida pública e para a ordem constitucional, legal, económica ou social do país. O pedido para iniciar uma CPI e investigar os humoristas do Porta dos Fundos partiu de três deputados do Partido Social Liberal (PSL) e Republicanos, siglas conservadores que reúnem apoiantes de direita.

.

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...
Horas depois de ter ajudado à morte antecipada da eleição de José Pedro Aguiar-Branco à presidência da Assembleia da República, o líder do CDS-PP nega agora ter sido um dos principais intervenientes. Nuno Melo garante ter falado em causa própria quando disse que "não havia acordo" com o Chega, mas não é isso que mostra a conversa que teve com a SIC Notícias durante a tarde de ontem. ...