O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagens de redes gigantes que apanham o lixo escoado pelos canos são autênticas?

Facebook
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
É uma publicação com várias imagens do que aparenta ser um sistema de limpeza de águas pluviais. Uma espécie de rede gigante é colocada em cada saída dos canos de drenagem, captando uma grande quantidade de lixo. Conferimos se as imagens são reais e onde é que foram captadas.

“Solução existe… Apenas não é aplicada nos nossos rios”, comenta o autor da publicação em causa, mostrando várias imagens do que aparenta ser um sistema de limpeza de águas pluviais. Uma espécie de rede gigante é colocada em cada saída dos canos de drenagem, captando uma grande quantidade de lixo, sobretudo embalagens de plástico.

Esta publicação foi denunciada como sendo falsa ou enganadora. Confirma-se?

Pesquisando as imagens em causa através da aplicação TinEye verificamos que têm origem na cidade australiana de Kwinana, retratando um sistema de redes instaladas nos canos de drenagem, com o objetivo de reter o lixo e assim impedir a contaminação de uma reserva natural que se situa nas proximidades.

Esta iniciativa foi destacada em artigo do jornal “Público” de 8 de agosto de 2018, noticiando então que “o sistema foi montado em março [de 2018], em duas localizações da reserva de Henley, próxima de zonas residenciais“. Em cinco meses foi recolhido lixo ou resíduos com um total de 370 quilogramas, sobretudo “embalagens de comida, garrafas, areia e folhas de árvores”.

No dia 4 de agosto de 2018, aliás, na página oficial da cidade de Kwianana na rede social Facebook publicou-se uma das imagens em causa, informando sobre a instalação do novo sistema.

[facebook url=”https://www.facebook.com/cityofkwinana/photos/a.162938487108981/1806627536073393/?type=3″/]

Em julho de 2019, a estação de televisão ABC Australia emitiu uma reportagem sobre o novo sistema de retenção de lixo, destacando que “cidades em todo o mundo estão a olhar para a Austrália em busca de uma solução simples para a poluição, impedindo que o lixo estrague ou contamine riachos e sistemas fluviais”.

___________________________________

EMIFUND

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do European Media and Information Fund, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e do European University Institute.

The sole responsibility for any content supported by the European Media and Information Fund lies with the author(s) and it may not necessarily reflect the positions of the EMIF and the Fund Partners, the Calouste Gulbenkian Foundation and the European University Institute.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque