O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagens de recente ajuntamento de pessoas no Santuário de Fátima são autênticas?

Facebook
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Está a circular nas redes sociais uma publicação com supostas imagens de um recente ajuntamento de pessoas no Santuário de Fátima, servindo para traçar um paralelismo (irónico) com a Festa do Avante! e assim criticar quem discorda da realização desse evento organizado pelo PCP em 2020, durante a pandemia de Covid-19. As imagens em causa são autênticas e recentes?

Em publicação no Facebook, datada de 13 de agosto, destacam-se cinco imagens alegadamente captadas durante a mais recente Peregrinação Internacional Aniversária de Agosto, parte integrante da Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado, no Santuário de Fátima.

“Revoltem-se, começou a Festa do Avante! (…) Ah não… Espera… Não é a Festa do Avante! É Fátima… Então não os chamem, deixem-nos estar fechados a acumularem raiva, para quando começar a Festa do Avante! os soltarem e eles conseguirem espumar o máximo possível”, ironiza-se na mensagem da publicação em causa.

 

Fátima

As imagens em causa são autênticas e recentes?

No que respeita às três imagens com o logótipo da RTP, confirma-se que são imagens da RTP captadas durante uma transmissão em direto do Santuário de Fátima no dia 13 de agosto de 2020.

Quanto à imagem nocturna, tem origem numa fotogaleria do “Jornal de Notícias”, retratando a Procissão das Velas no Santuário de Fátima, realizada na noite de 12 de agosto de 2020. É uma fotografia da European Pressphoto Agency (EPA).

A restante imagem, porém, foi retirada de um artigo do jornal “Correio da Manhã”, datado de 16 de agosto de 2017, com o seguinte título: “Emigrantes fazem festa em Fátima“.

Embora apenas uma das imagens seja de 2017 e não de 2020, as outras quatro são atuais, captadas na semana passada, e mostram, de facto, um ajuntamento de pessoas no Santuário de Fátima durante a pandemia de Covid-19.

__________________________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Verdadeiro” ou “Maioritariamente Verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque