"Multidão hoje em Portimão a assistir à Fórmula 1, quando o país está em 'estado de calamidade'", denuncia-se numa das publicações em causa, partilhada por centenas de pessoas no Facebook.

"Distância social zero no Grande Prémio de Portimão. Quando comprei o meu bilhete - e paguei bem - estava à espera que a organização fosse responsável", critica-se noutra publicação de hoje.

Estas imagens são autênticas e foram captadas hoje em Portimão?

Sim. O Polígrafo confirmou através de imagens televisivas do evento, e junto de várias pessoas que estiveram presentes no local, que as bancadas estavam repletas de público e pelo menos em algumas zonas não estavam a ser cumpridas as regras de distanciamento físico entre pessoas.

No site do jornal "Correio da Manhã" foi entretanto publicada mais uma fotografia do evento que aponta no mesmo sentido: "As bancadas estiveram cheias e os espectadores nem sempre cumpriram o distanciamento físico, este sábado, no Autódromo do Algarve durante o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1. A proximidade de pessoas na bancada central deixa dúvidas relativamente ao cumprimento das normas sanitárias para combater a Covid-19".

Recorde-se que a lotação máxima permitida no Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, a decorrer este fim-de-semana em Portimão, foi fixada em 27.500 lugares, mediante regulamentação da Direção-Geral da Saúde (DGS). Inicialmente foram colocados à venda cerca de 46.000 bilhetes, mas face à evolução da pandemia de Covid-19 nas últimas semanas, esse número acabou por ser reduzido.

_______________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network