Três imagens. Milhares de pessoas a tentarem embarcar em navios. Uma legenda: "Nãonão são imigrantes sírios ou africanos tentando entrar na Europa. São europeus fugindo para o Norte de África na II Guerra Mundial. São as voltas que o mundo nos dá. Só para refletir…"

Esta é uma das várias publicações nas redes sociais que difundem estas imagens que já tinham circulado como sendo de refugiados do Médio Oriente ou de África a caminho da Europa, algo que é falso. O problema é que também não são "europeus fugindo para o Norte de África na II Guerra Mundial".

Através de uma pesquisa na plataforma TinEye, o Polígrafo identificou a verdadeira origem das fotografias partilhadas. Trata-se do navio Vlora que, em 1991, transportou milhares de albaneses para a Itália, em fuga de uma severa crise económica que assolou a Albânia na sequência do colapso do regime comunista em 1990.

A 7 de agosto de 1991, o navio Vlora, que regressava de Cuba carregado de açúcar, foi obrigado a atracar em Durrës, Albânia, devido a uma falha no motor principal. Foi nessa altura que milhares de pessoas - segundo os relatórios publicados sobre o acontecimento, deverá ter variado entre 10 a 20 mil pessoas - invadiram o barco para poderem fugir em direção à Itália.

Apesar das falhas técnicas, o capitão do navio, Halim Milaqi, decidiu rumar até à Itália. A viagem foi realizada apenas com os motores auxiliares e sem radares. Às quatro horas da madrugada de 8 de agosto, aproximou-se do porto de Brindisi, mas foi impedido de atracar. Dirigiu-se então para o porto de Bari, a 55 milhas de distância.

A entrada dos refugiados albaneses em Itália não era do agrado do Governo. O navio Vlora chegou a estar 36 horas à espera de autorização para atracar em Bari, sem água nem comida. O Governo italiano acabou por permitir o acesso dos refugiados ao porto, impedindo que estes saíssem do perímetro de forma a encaminhá-los de volta para a Albânia.

No entanto, o processo demorou mais tempo do que estava previsto e os refugiados acabaram por ser levados para o Estádio della Vittoria. No dia seguinte, cerca de três mil albaneses já tinham sido enviados de volta, tendo alguns saído voluntariamente de Itália devido à falta de condições com que foram recebidos. Outros foram enganados, ou levados a crer que iam para outras cidades italianas quando na realidade estavam a ser transportados de volta para a Albânia.

Mas há um elemento verdadeiro na legenda da publicação: embora a imagem não corresponda à fuga de europeus durante a II Guerra Mundial, o facto é que dezenas de milhares de europeus - segundo dados da Middle East Relief and Refugee Administration (MERRA) - fugiram da Europa devido às perseguições do regime nazista da Alemanha e aos conflitos armados de grande escala que marcaram o século XX. Foram aliás estabelecidos campos de refugiados na Síria, Egipto e Palestina.

***

Nota editorial: este conteúdo  foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam naquela rede social.

Na escala de avaliação do Facebook este conteúdo é:

Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações "falso" ou "maioritariamente falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo este conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso