O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagens de concentração de imigrantes em Odivelas comprovam substituição da “classe trabalhadora branca”?

Sociedade
O que está em causa?
Na rede social X está a circular um vídeo viral que mostra um conjunto de migrantes numa rua em Odivelas. Alega-se que aquelas imagens provam a "substituição populacional", mas estas foram gravadas junto a um local de culto dos sikhs, o único na região de Lisboa.

“Odivelas era um dormitório da classe trabalhadora branca de Lisboa… foi invadido! Devolver Portugal aos portugueses, antes que seja tarde demais!”, destaca um tweet publicado no dia 12 de maio. A acompanhar a alegação é partilhado um vídeo com menos de um minuto que se tornou viral e que serviria para sustentar a tese de “substituição populacional”.

No vídeo ouve-se um homem a afirmar que “é assim mais um dia normal em Odivelas” e que “depois é a teoria de que não há substituição populacional e nós é que somos os racistas“.

Mas será que este vídeo prova que existe substituição populacional?

Não. As imagens em causa foram gravadas junto ao Templo Gurdwara Sangat Sahib de Odivelas, uma das quatro igrejas de sikhs existentes em Portugal, onde os crentes oram e partilham refeições. Dentro do templo existem vários espaços, nomeadamente o langer que é uma cozinha comunitária na tradição sikh com o fim de “fornecer alimentos a todos que precisam, independentemente de sua casta, classe, religião e género”.

Sendo este o único local de culto do siquismo na região de Lisboa, justifica-se a concentração de mais imigrantes neste local, especificamente sikhs. O siquismo é uma religião minoritária em Portugal que prega pela “igualdade, justiça social, serviço à humanidade e tolerância para com outras religiões”.

De acordo com a Comunidade Sikh de Portugal, existem em Portugal cerca de 40 mil crentes e o templo de Odivelas tem uma comunidade de cerca de cinco mil sikhs.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque