O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagens de céu vermelho na China são reais? Sim, fenómeno causado pela refração das luzes de barcos

Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Estão a ser partilhados nas redes sociais diversos vídeos e fotografias que mostram um céu tingido de vermelho, durante a noite, supostamente em território da China. Um leitor do Polígrafo pediu para verificar se as imagens são reais e confirma-se que sim.

Aconteceu na cidade de Zhoushan, província de Zhejiang, no Leste da China. De acordo com relatos na imprensa chinesa e internacional, o fenómeno verificou-se durante a noite de sábado, 7 de maio, e chegou a gerar algum pânico entre os residentes que filmaram o fotografaram o céu vermelho.

As imagens tornaram-se virais nas redes sociais chinesas Sina Weibo e Douyin. Entretanto saltaram também para o Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, entre outras.

Segundo noticiou o “Global Times”, o Departamento Meteorológico de Zhoustan informou no domingo que o efeito de céu tingido de vermelho foi causado pela refração e dispersão de luzes, provavelmente com origem em barcos junto ao porto de Ningbo-Zhoushan.

Estava enevoado e nublado e começou a choviscar na região de Zhoustan quando surgiu o céu vermelho, o que poderá ter sido provocado pela reflexão de luzes nas nuvens a baixa altitude.

“Quando as condicões climatéricas estão boas, mais água na atmosfera forma aerossóis que refratram e dispersam a luz dos barcos de pesca e criam o céu vermelho visto pelas pessoas”, explicou o Departamento Meteorológico de Zhoustan.

Respondendo aos temores e até manifestações de pânico, a mesma fonte garantiu que não se tratou de um fenómeno sobrenatural.

A estação de televisão estatal chinesa CCTV indicou que uma empresa de pesca local terá verificado que a refração de luz provinha dos seus barcos de pesca que tinham luzes vermelhas acesas, enquanto pescavam saury do Pacífico (ou lúcio de cavala).

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes