Aconteceu na cidade de Zhoushan, província de Zhejiang, no Leste da China. De acordo com relatos na imprensa chinesa e internacional, o fenómeno verificou-se durante a noite de sábado, 7 de maio, e chegou a gerar algum pânico entre os residentes que filmaram o fotografaram o céu vermelho.

As imagens tornaram-se virais nas redes sociais chinesas Sina Weibo e Douyin. Entretanto saltaram também para o Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, entre outras.

Segundo noticiou o "Global Times", o Departamento Meteorológico de Zhoustan informou no domingo que o efeito de céu tingido de vermelho foi causado pela refração e dispersão de luzes, provavelmente com origem em barcos junto ao porto de Ningbo-Zhoushan.

Estava enevoado e nublado e começou a choviscar na região de Zhoustan quando surgiu o céu vermelho, o que poderá ter sido provocado pela reflexão de luzes nas nuvens a baixa altitude.

"Quando as condicões climatéricas estão boas, mais água na atmosfera forma aerossóis que refratram e dispersam a luz dos barcos de pesca e criam o céu vermelho visto pelas pessoas", explicou o Departamento Meteorológico de Zhoustan.

Respondendo aos temores e até manifestações de pânico, a mesma fonte garantiu que não se tratou de um fenómeno sobrenatural.

A estação de televisão estatal chinesa CCTV indicou que uma empresa de pesca local terá verificado que a refração de luz provinha dos seus barcos de pesca que tinham luzes vermelhas acesas, enquanto pescavam saury do Pacífico (ou lúcio de cavala).

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network