- O que está em causa?Espalhou-se pelas redes sociais uma imagem alegadamente captada durante uma recente corrida de touros realizada em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores. É visível que os espectadores utilizavam máscaras, mas aparentemente não estariam a cumprir a regra de distanciamento físico de dois metros de distância. Essa imagem é autêntica e recente?

“Não foi proibida, nem cancelada. Podem não gostar mas organizaram sem proibições”. Esta é a legenda de uma fotografia que está a circular nas redes sociais e foi alegadamente captada durante uma tourada na Ilha Terceira, arquipélago dos Açores, no último fim-de-semana.

Pela observação da imagem pode constatar-se que os espectadores estavam a utilizar máscaras, mas parece que não estaria a ser cumprida a regra do distanciamento físico ou social.
A imagem em causa é autêntica e recente?
Questionado pelo Polígrafo, o vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Guido Teles, confirma que as imagens em causa são da Praça de Toiros da Ilha Terceira.
“A corrida realizou-se no dia 15 de agosto e foi organizada pelo Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande (Praia da Vitória)”, esclareceu o vereador. Do cartel fizeram parte os cavaleiros Tiago Pamplona e João Pamplona e o matador Manuel Dias Gomes.
Segundo Guido Teles, desde o início da pandemia de Covid-19 apenas tinha sido realizado um evento tauromáquico na região: o Festival de Capinhas de 2020, no dia 7 de agosto. Esse outro espectáculo, garante o autarca, foi realizado de acordo com as normas estabelecidas na circular informativa da Direção Regional da Saúde de 4 de agosto.
Entre outras medidas, a circular determina que “as praças de touros, fixas ou ambulantes, devem ter implementadas medidas de distanciamento físico que garantam a separação de dois metros entre pessoas”.
Ao Polígrafo, Guido Teles indicou que a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo tomou conhecimento, esta segunda-feira, de que a Direção Regional da Saúde “revogou a circular informativa”, suspendendo assim a realização de touradas no arquipélago.
__________________________________________________________
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
