O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagem viral de gelado de apoio à Palestina da Ben & Jerry’s é verdadeira?

Internacional
O que está em causa?
Será que a empresa que já em 2021 demonstrou o seu apoio à Palestina lançou mesmo um novo sabor de gelado em apoio à causa palestiniana, como se diz nas redes sociais?

Uma imagem que se tornou viral nas redes sociais mostra um suposto novo sabor da famosa marca de gelados “Ben & Jerry’s”, desta vez com o nome “Free Palestine” (“Palestina Livre” em tradução para o português). A fotografia levou alguns utilizadores a acreditar que a marca teria lançado um gelado com temática política e, por isso, foi amplamente partilhada em plataformas como o Facebook, Instagram e X.

Ainda assim, até à data de hoje, não há qualquer registo oficial deste sabor no site da Ben & Jerry’s, em comunicados de imprensa, nem nas redes sociais verificadas da marca. Nenhum órgão de comunicação social credível noticiou o lançamento deste produto. Para mais, uma análise cuidada da imagem revela sinais de clara manipulação digital. Por exemplo, a a ausência da palavra “the” depois de “to” e antes de “sea”. Ferramentas como a Hive Moderation e a Is It AI? também identificaram a imagem como altamente provável de ter sido criada por IA.

Apesar de não ser um produto real, a verdade é que em 2021 a Ben & Jerry’s anunciou que deixaria de vender os seus produtos nos Territórios Palestinianos Ocupados, alegando que operar nessa região era “incompatível com os valores da empresa”. O recurso à expressão “From the River to the Sea” (“Do Rio até ao Mar”, em tradução livre) também remete para  a área entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo e representa um apelo à criação de um Estado Palestiniano.

Em suma, a imagem viral trata-se claramente de uma criação manipulada, sem qualquer ligação à empresa.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque