"Realmente temos tantas maravilhas em Portugal que é pena sabermos destes lugares através de sites internacionais. Um país com tanto turismo está à espera de quê para divulgar este local lindíssimo? A incrível escadaria da barragem de Varosa, Lamego, Portugal", destaca-se na mensagem da publicação em causa.

Escadas da Barragem da Varosa
créditos: Facebook

Esta publicação foi denunciada por utilizadores do Facebook como sendo falsa ou enganadora. Confirma-se?

O Polígrafo confirmou junto da Câmara Municipal de Lamego e da empresa EDP - Energias de Portugal que a imagem da escadaria é autêntica, não se detectando qualquer manipulação ou alteração na mesma.

"As escadas são efetivamente da barragem de Varosa, que faz parte do Centro de Produção do Douro", esclarece fonte oficial da EDP que opera a barragem, denominada como Central Hidroelétrica da Varosa.

A escadaria foi construída na mesma altura da barragem, estando localizada na "zona de consolidação do encontro da barragem com a margem esquerda" do rio Varosa.

Trata-se de um "acesso técnico para a manutenção", sendo utilizado pelos observadores de estruturas e outros técnicos. Deste modo, as escadas "não estão abertas ao público, pelo que não é possível visitá-las", sublinha a empresa.

A Central Hidroelétrica da Varosa entrou em funcionamento em 1934.

__________________________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network