"Uma imagem vale mais do que mil palavras. Serviços públicos de Portugal", destaca o autor da publicação que já acumula mais de 1.800 partilhas no Facebook.

A imagem mostra o que parecem ser dois telefones fora do descanso, sobre a mesa de um escritório ou repartição pública. Na legenda da imagem denuncia-se: "Esta é a imagem real dos serviços públicos que só atendem por marcação".

Telefones

Confirma-se que a imagem em causa foi captada em Portugal?

O Polígrafo analisou a imagem e detetou várias publicações da mesma nas redes sociais, desde há alguns anos, com a indicação de que tem origem em Espanha ou na Polónia, entre outros países europeus.

Na verdade, a fotografia foi mesmo captada na Polónia. Numa outra fotografia em que a imagem não está cortada é possível ver ao fundo um autocolante com as letras NFZ. Esta é a sigla para Narodowy Fundusz Zdrowia, o Fundo Nacional de Saúde da Polónia (uma espécie de seguro de saúde do Estado).

Como tal, deverá tratar-se de um qualquer estabelecimento de saúde na Polónia.

Telefone polónia

É seguro concluir que a imagem não corresponde a “serviços públicos” em Portugal que supostamente colocam o telefone fora do descanso para não atenderem os utentes. A legenda da imagem na publicação sob análise difunde informação falsa e enganadora.

______________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network