"Os himalaias visto do Espaço", garante uma das várias publicações encontradas pelo Polígrafo nas redes sociais. Alguns posts apresentam a imagem na horizontal, outros na vertical, e muitos garantem que a autoria da fotografia é da agência espacial norte-americana NASA.

Será?

Não. O Polígrafo encontrou a mesma fotografia em publicações do facebook que remontam a 2011 e em alguns sites na Internet a 2008. Depois de girar a imagem para a posição horizontal, uma busca reversa no Google permitiu encontrar a origem da fotografia que, afinal, é uma criação artística em três dimensões.

O autor da imagem é o designer gráfico alemão Christoph Hormann que registou esta criação em particular no ano de 2006. A sua especialidade são, segundo o próprio, "visualizações em 3D e em grande escala da superfície terrestre". Hormann costuma publicar e vender estas imagens.

No caso da imagem dos Himalaias, o designer gráfico recorreu a dados obtidos a partir de satélites como o  "Landsat y SRTM" (Shuttle Radar Topography Mission), depois processou os dados em modelos informáticos através de um software de representação tridimensional. Finalmente, acrescentou cor e distorceu a imagem para imitar a curvatura natural do planeta Terra.

Em suma, a fotografia não é da autoria da NASA e nem sequer é uma imagem real mas uma criação em 3D.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network