Desde terça-feira que deflagram na Califórnia vários grandes incêndios que, até esta quinta-feira já tinham consumido mais de 11 mil hectares, obrigando centenas de milhares de norte-americanos a abandonarem as suas casas para se afastarem das chamas.
Nas redes sociais têm-se multiplicado as publicações acerca dos fogos, entre as quais começaram a surgir vários posts que indicam que o icónico letreiro de Hollywood terá sido atingido pelas chamas.
“As colinas de Hollywood estão a arder, com o letreiro icónico rodeado de chamas”, diz uma das publicações feitas no X (antigo Twitter). Mas será que a imagem do letreiro de Hollywood a arder é verdadeira?
Não, não é. A imagem foi criada com recurso a ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa, como se pode confirmar pela presença da marca de água do Grok, ferramenta de IA do X, no canto inferior direito. Aliás, o próprio autor da publicação acabou por admitir tratar-se de uma imagem falsa.
“Esta imagem de Hollywood Hills a arder pode ser falsa, mas a mensagem que carrega é real”, escreveu o autor na caixa de comentários, depois de ter sido alertado por outros utilizadores sobre o facto de não se tratar de uma fotografia autêntica.
A imagem é apenas um exemplo de várias imagens geradas por IA que têm sido divulgadas nas redes sociais e que, erradamente, indicam que o letreiro terá ardido.
Vários órgãos de comunicação social internacionais como o “The Independent” e a “Newsweek” também já verificaram que várias das imagens que mostram o letreiro icónico de Hollywood a arder não são verdadeiras.
Conclui-se, portanto, que as imagens que têm circulado online e mostram o letreiro de Hollywood em chamas foram geradas ou manipuladas com recurso a ferramentas como a IA generativa. À hora de publicação deste artigo, não há informação de que o letreiro tenha sido afetado pelos fogos.
______________________
Avaliação do Polígrafo: