A fotografia está a ser partilhada desde, pelo menos, dia 4 de janeiro nas redes sociais. Mostra o livro do Príncipe Harry aparentemente à venda na "Poundland", uma loja britânica que vende grande parte dos seus artigos por uma libra.

A imagem conta com várias partilhas e tem sido publicada em várias contas de Facebook levando os utilizadores de redes sociais a acreditarem na sua veracidade.

"Poundland... Sempre à frente. Vou comentar sobre Harry no GB News hoje à noite às 22h40", escreve-se num exemplo de post em que se difunde a imagem.

Imagem igual foi publicada - e entretanto eliminada - no dia 10 de janeiro. Na fotografia podem ver-se cinco cartazes que promovem a venda do livro "Spare" numa loja "Poundland".

A agência Reuters identificou a origem da imagem e constatou que a mesma foi alterada. A versão original - não editada - foi captada em 2018 como pode verificar no banco de imagens Shutterstock.

Mais, contactado pela Reuters, um porta-voz da retalhista de descontos disse que o livro "Spare" não está à venda em nenhuma das suas lojas.

A Transworld Penguin Random House, editora da obra, também indicou à Reuters que não se estão a vender cópias do livro na "Poundland".

Assim, é falso que o livro esteja a ser vendido nestas lojas de produtos a baixo custo. A imagem que está a suportar as alegações foi manipulada e tem já cinco anos.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Manipulado
International Fact-Checking Network