Numa altura em que o rapper P. Diddy se vê “a braços” com acusações várias – tráfico sexual, extorsão, agressão física, entre outros crimes – surge nas redes sociais uma fotografia que pretende mostrar que a atual candidata democrata à Casa Branca, Kamala Harris, terá sido, no passado, próxima do músico.
Em causa uma imagem que exibe a atual vice-presidente dos Estados Unidos a ser fotografada, numa festa, ao lado do artista. Algo que terá escapado ao controlo da sua “equipa”, que, segundo alegam algumas publicações no X, “gastou mais de 5 milhões de dólares para retirar da Internet imagens suas com Sean ‘P. Diddy’ Combs”.
Mas será que se trata de uma imagem verdadeira?
Não. Na verdade, a fotografia original foi captada a 14 de dezembro de 2019, constando atualmente no catálogo da Getty Images. Nela, é possível identificar o rapper junto da estilista norte-americana Misa Hylton, com quem manteve uma relação na década de 90 e que é, além disso, mãe do seu filho Justin.
Através de vários elementos presentes nesta fotografia – como a roupa vestida pelos protagonistas e os rostos que se identificam atrás de ambos – conclui-se que a imagem que viralizou nas redes sociais se trata de uma versão invertida da original e que, além disso, foi manipulada com o intuito de dar a entender que a mulher que acompanhava P. Diddy neste evento era Kamala Harris.
Outras plataformas de fact-checking internacionais – como a “Newtral”, a “Snopes” e a AFP – também analisaram a alegação, tendo concluído igualmente que a mesma não corresponde à verdade.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo: