O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagem que mostra jovem que “esculpiu” uma estátua de Cristiano Ronaldo é real?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Não é a primeira vez que circula nas redes sociais conteúdo manipulado associado ao nome de Cristiano Ronaldo. Desta vez foi criada, com recurso à inteligência artificial, uma imagem que exibe uma alegada estátua do atleta, esculpida por um jovem rapaz.

“Este jovem esculpiu Cristiano Ronaldo em pedra calcária”: a legenda acompanha uma imagem que viralizou no Threads (e em outras redes sociais), enviada ao Polígrafo para verificação, dando conta daquilo que seria a mais recente estátua cravada em homenagem ao futebolista português. 

Em causa uma obra de arte que está a ser atribuída a uma criança, levando muitos internautas a questionar a veracidade da alegação – e, até, se a própria estátua é real. O que está aqui em causa?

Através de pesquisa reversa verifica-se que a imagem está a ser partilhada em diferentes redes sociais, nomeadamente no X, Instagram e Facebook. Pela mesma via, somos ainda remetidos para artigos de fact-check que desmentem que a imagem seja real, da autoria, nomeadamente, da plataforma “NewsMobile”, membro da IFCN (International Fact-Checking Network). 

Além disso, fazendo uma análise mais detalhada à imagem, com recurso à ferramenta “Is It AI?”, conclui-se que a é “muito provável” que a mesma tenha sido “gerada por IA [Inteligência Artificial]” – uma probabilidade de, exatamente, 86,93%. Percentagem essa que sobe para os 99,9% se o mesmo exercício for feito com o “Hive Moderation”, outra ferramenta de detecção de deepfakes e imagens criadas com recurso a inteligência artificial.

.

Conclui-se, assim, que esta imagem desta alegada estátua criada em homenagem a Cristiano Ronaldo não é real – e que, portanto, não foi construída pelo rapaz que aparece na mesmo. Até porque, se tal tivesse, de facto, acontecido, teria recebido atenção mediática a nível internacional, o que não aconteceu.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque