"Só em Lisboa", destaca-se, em inglês, na legenda de uma imagem remetida ao Polígrafo com pedido de verificação.

A fotografia mostra o interior de uma estação do metro de Lisboa e parte de uma placa de aviso com a informação de tempo de espera de 52 minutos. O ângulo em que a imagem foi captada não permite ler toda a informação do painel, apenas as horas (10:03) e parte da estação de destino do transporte - Santa Apolónia.

Contactada pelo Polígrafo, fonte oficial do Metro de Lisboa afirma que analisou a imagem em causa e que se trata de uma montagem. "Os caracteres são maiores do que as horas (linha de superior) e chegam a tapar a frase 'tempo de espera' inscrita no painel", informa, garantindo ainda que "a luminosidade dos caracteres também é mais intensa comparando com a linha de cima".

Além disso, a mesma fonte garante que no dia em que a imagem foi enviada ao Polígrafo (20 de dezembro), não se registou qualquer avaria no Metro de Lisboa que pudesse ter originado tal tempo de espera pelo transporte.

Em suma, a imagem a circular nas redes sociais terá sido manipulada para indicar um tempo de espera de quase uma hora. A empresa responsável pelo transporte subterrâneo em Lisboa informa que não tem registo da situação indicada e aponta para a alteração digital da fotografia analisada.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network