A imagem retrata uma situação, no mínimo, inusitada. Um edifício de habitação, ainda na fase de construção, que não terá precavido a existência de um poste de iluminação na rua, o qual atravessa uma das varandas.
Tem gerado espanto e comentários jocosos, em múltiplas publicações nas redes sociais, com descrições em várias línguas.
Há quem diga que foi captada em Portugal, ou até na Macedónia do Norte. Mas, independentemente da localização, a imagem é mesmo real?
O facto é que já tinha sido alvo de análise, em setembro de 2020, pela organização não-governamental e sem fins lucrativos CIVIL – Center for Freedom, da Macedónia do Norte. Que retomou o tema em outubro deste ano, já depois de a imagem ter voltado a ganhar repercussão nas redes sociais.
No seu mais recente artigo, esta entidade esclarece que a imagem – que circulou com legendas em diferentes línguas – deu aso a múltiplas correntes de desinformação. Foi o caso, nomeadamente, de narrativas que deram conta de que a fotografia teria sido captada em Tetovo, cidade no noroeste da Macedónia do Norte. Algo que não correspondia à verdade.
Mas, na verdade, a imagem diz respeito a um caso que ocorreu em Itália: mais concretamente, na cidade de Alghero, na Sardenha. Segundo informação divulgada no portal “Algheroeco”, a 22 de outubro de 2021, uma imagem enviada por um dos leitores sobre a situação registada na “via Macciotta” exibe o mesmo prédio, ainda que captado de um ângulo diferente daquele que viralizou nas redes sociais.
De acordo com o mesmo artigo, a imagem pretende comprovar que, à data da publicação do texto, a administração municipal ainda não tinha tomado “providências para eliminar o poste” de iluminação pública que “estava incorporado à varanda” de um “prédio em construção”.
Trata-se, portanto, de uma imagem real, ainda que não existam razões para dizer que foi captada em território português.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: