O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagem mostra cidadão do Bangladesh eleito para a Assembleia de Freguesia do Bonfim?

Política
O que está em causa?
Uma imagem antiga sobre a eleição de um cidadão do Bangladesh à Assembleia de Freguesia do Bonfim, no Porto, está a ser partilhada nas redes sociais com comentários xenófobos e associada a desinformação. Apesar das suspeitas de montagem, o conteúdo é verdadeiro e remonta a 2021, ano em que Alam Shah Kazol foi eleito pelo PS.

Ao e-mail do Polígrafo chegou, na última semana, uma imagem que mostra um cidadão do Bangladesh que supostamente será o primeiro membro bengalês na Assembleia de Freguesia do Bonfim. Esta espécie de cartaz também circula nas redes sociais.

“Alguém percebe o que eles querem?”, comenta o autor de um “tweet” que partilha a imagem… com informação em bengali. Sem tradução, há quem arrisque: “O desespero é grande. Vai-se a um qualquer editor de imagem e cola-se o símbolo de um partido português num cartaz de umas eleições anteriores no Bangladesh.” Mas em causa não está uma montagem ou um conteúdo gerado artificialmente, mas sim uma informação antiga que está agora a ser partilhada com cariz xenófobo e associada a narrativas anti-imigração.

Este “postal” de celebração foi partilhado originalmente no X a 28 de setembro de 2021 por Alam Shah Kazol. Nele, lê-se o seguinte: “Vitória do primeiro cidadão do Bangladesh nas eleições autárquicas em Portugal. Alam Shah Kajol conseguiu o cargo de vereador na Junta de Freguesia de Bonfim, no Porto, em Portugal, pelo Partido Socialista.” As felicitações são assinadas por Moniruzzaman Monir, jornalista e presidente do “All European Bangla Press Club”.

A verdade é que Alam Shah Kazol não é uma cara desconhecida em Portugal: foi ele que fundou a Associação Comunidade do Bangladesh e a sua estadia em Portugal dura desde os 19 anos. Tem agora 52. Alam foi eleito em 2021, nas eleições autárquicas, para fazer parte da Assembleia de Freguesia do Bonfim. Concorreu pelo Partido Socialista. N0utras ocasiões, já surgiu ao lado de Manuel Pizarro e de Augusto Santos Silva. Ou seja, quer a imagem quer a informação que nela se transmite são verdadeiras.

No entanto, vale a pena destacar que esta imagem tem cerca de quatro anos e que nada tem que ver com as eleições legislativas ou com factos recentes.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque