"Ciclovia obstruída por publicidade a promover o ciclismo", descreve-se na legenda da imagem (tradução livre a partir do original em língua inglesa) que surgiu no Reddit e está a ser partilhada no Facebook e Instagram.

Em várias publicações alega-se que a fotografia terá sido captada em Cascais. O que parece confirmar-se no cartaz publicitário, em que se incentiva a experimentar um "passeio gratuito" de bicicleta, que apresenta um logótipo da Câmara Municipal de Cascais.

De facto, através de pesquisa na aplicação Google Maps confirmamos que o expositor publicitário está localizado na Avenida da Nossa Senhora do Rosário, em Cascais, bloqueando a passagem numa parte substancial da ciclovia.

  • Sim, é preciso "atravessar ciclovia para colocar gasóleo" numa rua no centro de Lisboa

    Em grupos dedicados ao trânsito em Lisboa está a ser divulgada uma imagem que mostra uma situação insólita: uma fila de automóveis a atravessar uma ciclovia para conseguir aceder a um posto de combustível na Rua Castilho. A autarquia de Lisboa confirma ter conhecimento desta sobreposição de vias e garante que pretende resolver a questão.

Contactada pelo Polígrafo, fonte oficial da Câmara Municipal de Cascais (CMC) começa por indicar que, na sequência da elaboração do projeto urbanístico que envolve toda a zona da antiga praça de touros de Cascais, "foram desenhadas novas acessibilidades que permitem uma melhor locomoção quer de peões, quer de veículos de mobilidade suave".

No entanto, durante a execução da empreitada realizada por privados, "estes não solicitaram à JCDecaux, empresa que detém a exploração de mupis no concelho, que recolocasse esta estrutura noutro lugar, construindo, assim, a ciclovia com o mupi no local".

Em resposta ao Polígrafo, a CMC informa também que já reportou a situação à empresa responsável pelo expositor publicitário e aguarda que a mesma recoloque a estrutura com a maior brevidade possível.

"Caso não o façam em tempo oportuno, a autarquia tratará da sua remoção", garante.

Em conclusão, a imagem que está a circular nas redes sociais e que mostra parte de uma ciclovia em Cascais bloqueada por um expositor publicitário é verdadeira e atual.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network