O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagem mostra Bill Gates a dar um cheque em branco a uma jornalista?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Bill Gates volta a estar no centro das atenções nas redes sociais. Desta vez, alega-se que o criador da Microsoft terá insistido em dar um cheque em branco a uma jornalista para que ela escrevesse o valor pretendido. Foi mesmo isso que aconteceu?

“Bill Gates entregou um cheque a uma jornalista dizendo-lhe para escrever a quantidade de dinheiro que ela quisesse. Ela respondeu ofendida: ‘Senhor Bill Gates, eu não falo disso. Perguntei qual é o segredo do seu sucesso.’ Ele entregou o cheque novamente, mas ela recusou-se a aceitar”, começa por dizer a publicação partilhada no dia 28 de setembro, que conta com dezenas de milhares de reações e mais de três mil partilhas.

Alega-se que o criador da Microsoft rasgou o cheque e disse: “O segredo do meu sucesso é que eu não perco nenhuma oportunidade como acabou de fazer. Se tivesse a filosofia de ver situações e propostas como oportunidades, poderia ter se tornado a jornalista mais rica do mundo. A diferença entre você e eu, é que eu vejo oportunidades em tudo e você viu tudo, menos uma oportunidade.”

O Polígrafo também encontrou publicações semelhantes, partilhadas nos últimos meses, em inglês, espanhol e francês. A imagem é sempre a mesma: Bill Gates ao lado de dois jornalistas com um presente na mão.

Mas esta história está bem contada?

A resposta é não. Aliás, de acordo com o vídeo da entrevista à qual corresponde a imagem publicada, não foi isso que aconteceu. A fotografia no post remete para uma entrevista a Bill Gates, a 26 de outubro de 2016, para o programa britânico “This Morning”, transmitido pela ITV, realizada pelos apresentadores Holly Willoughby e Ben Shephard.

Na conversa, o empresário fala do momento em que começou a interessar-se por computadores, da altura em que desistiu dos estudos e ainda responde a perguntas dos fãs. No fim, aos 5 minutos e 40 segundos, os apresentadores dão uma caneca personalizada com o nome do programa a Bill Gates. Em nenhum momento o criador da Microsoft fala sobre o segredo do seu sucesso, não faz nenhuma comparação com a apresentadora, nem oferece nada a ninguém.

"Estamos a injetar coisas que são organismos geneticamente modificados e injetamo-los nos braços das pequenas crianças. Injetamos diretamente na veia". Esta é a declaração atribuída a Bill Gates, empresário e fundador da Microsoft, em múltiplas publicações no "Facebook". Verdade ou falsidade?

Os representantes da Fundação Bill e Melinda Gates garantiram à Reuters e à “USA Today” que as alegações que circulam nas redes sociais são falsas.

O fundador da Microsoft tem sido alvo constante de desinformação e teorias da conspiração. No contexto da pandemia de Covid-19, por exemplo, foi acusado de lucrar com a doença, de querer controlar as pessoas com microchips e de ter um plano para diminuir a população mundial.

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque