"A culpa é do GPS", ironiza-se num post de 28 de janeiro no Facebook que exibe uma fotografia do cenário de um acidente que terá ocorrido na noite anterior, junto à estação ferroviária da Amadora.

Na imagem parecem ver-se dois automóveis tombados numa escadaria. Terão galgado o muro e caído de uma altura considerável, num aparatoso acidente que, no momento em que a fotografia foi captada, estaria mesmo a impedir o acesso de peões à estação.

A publicação já acumula milhares de reações, mas será que a história está a ser bem contada?

Através de uma pesquisa na ferramenta Google Street View confirma-se que a fotografia foi captada na zona da escadaria que dá acesso à estação ferroviária da Amadora.

No entanto, o facto é que não retrata um acidente que terá envolvido a queda de dois automóveis pelas escadas abaixo.

De acordo com informação divulgada na página dos Bombeiros Voluntários da Amadora, tratou-se de um simulacro denominado como "acidente multivítimas" e realizado no dia 27 de janeiro de 2024, por volta das 15 horas.

"Venha ver os Bombeiros em ação num simulacro de acidente com várias vítimas e veículos envolvidos! Na Avenida Cardoso Lopes, junto à estação dos comboios", convidaram os Bombeiros Voluntários da Amadora a 24 de janeiro, três dias antes da iniciativa.

O Polígrafo contactou o comandante dos Bombeiros Voluntários da Amadora, Mário Conde, que confirmou que a imagem em causa mostra os automóveis preparados para o simulacro que decorreu entre as 15h e as 17h do dia 27 de janeiro. Os veículos foram ali colocados no dia anterior e retirados após o simulacro.

Em suma, não foi um acidente real, ao contrário do que se sugere na publicação sob análise.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.