O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagem exibe indivíduos muçulmanos que “prestam homenagem a Keir Starmer” após vitória nas eleições britânicas?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Nas redes sociais, circula uma imagem que pretende dar a entender que dezenas de imigrantes de crença islâmica ter-se-ão reunido em Downing Street, em frente à residência oficial do Primeiro-Ministro britânico, para celebrar a vitória eleitoral de Keir Starmer. Porém, a imagem foi feita com recurso a Inteligência Artificial (IA).

“Muçulmanos prestam homenagem a Keir Starmer à porta do número 10”, lê-se numa publicação partilhada, a 5 de julho, na rede social Facebook, já depois de se saber que o Partido Trabalhista tinha vencido, com uma maioria de 165 votos, as eleições legislativas britânicas.

O resultado dava assim a Keir Starmer a possibilidade de assumir o cargo de Primeiro-Ministro e, segundo a imagem que acompanha a publicação acima citada, dezenas de imigrantes de crença islâmica ter-se-ão deslocado até ao número 10 de Downing Street – a residência oficial do chefe do Governo britânico – para celebrar essa conquista.

Mas será que se trata de uma imagem real?

Através de pesquisa reversa verifica-se que a imagem começou a circular, na rede social X, pelo menos a partir do dia 3 de julho – um dia antes de os britânicos terem sido chamados a votar nas eleições legislativas que deram a vitória ao Partido Trabalhista. Pelo que não faria sentido dizer que membros da comunidade islâmica ter-se-iam reunido em frente à residência oficial do Primeiro-Ministro para “prestar homenagem” a Keir Starmer antes sequer de o seu partido ter sido dado como o mais votado no referido escrutínio.

Refira-se ainda que a mesma pesquisa remete ainda para artigos de fact-check que desmentem que a imagem seja real – da autoria, nomeadamente, do Logically Facts e da agência Reuters. Além disso, não existem, em meios de comunicação social britânicos, notícias que dêem conta de que algo semelhante terá mesmo acontecido.

Fazendo uma análise mais detalhada à imagem, com recurso à ferramenta “Is It AI?”, conclui-se que a é “muito provável” que a mesma tenha sido “gerada por IA [Inteligência Artificial]” – uma probabilidade de, exatamente, 98,45%. Uma percentagem muito semelhante (98,8%) resulta do recurso ao “Hive Moderation”, outra ferramenta de detecção de deepfakes e imagens criadas com recurso a inteligência artificial.

Conclui-se, assim, que se trata de uma imagem manipulada, criada com o intuito de sustentar uma narrativa que, também ela, não corresponde à verdade.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque