O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagem exibe “atum gigante que deu à costa” em Armação de Pêra, no Algarve?

Sociedade
O que está em causa?
Nas redes sociais, circula uma imagem que pretende sustentar a narrativa de que um “atum gigante” terá aparecido no areal de uma praia do Algarve. Porém, trata-se de uma imagem manipulada, criada com recurso a ferramentas de Inteligência Artificial.

“E o atum gigante que deu à costa hoje em Armação de Pêra?”: a questão acompanha uma imagem partilhada, em junho, na rede social Threads, dando conta de um incidente que teria acontecido na referida freguesia algarvia.

A alegada fotografia exibe uma praia repleta de pessoas, que se juntam para testemunhar a aparição do peixe, que, pela imagem, aparenta ter vários metros de comprimento. Mas será que se trata de uma imagem real?

Não. Uma análise detalhada à imagem, com recurso à ferramenta “Is It AI?”,  permite concluir que “é provável que esta imagem seja gerada por IA [Inteligência Artificial]” – uma probabilidade de, exatamente, 64,45%. Percentagem essa que sobe para os 99,8% se o mesmo exercício for feito com o “Hive Moderation”, outra ferramenta de detecção de deepfakes e imagens criadas com recurso a inteligência artificial. 

Além disso, através de pesquisa reversa não é possível encontrar a origem da imagem – não existindo, além do mais, qualquer notícia, em meios de comunicação social credíveis, que sustente a tese de que um atum gigante terá dado à costa, em meados do mês de junho, em Armação de Pêra.

Todas estas informações permitem concluir que esta se trata de uma imagem manipulada, concebida com o intuito de criar uma narrativa que não tem qualquer tipo de sustentação factual.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque