O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagem é manipulada. CNN Portugal não noticiou que “comandante russo acordou morto na Ucrânia”

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Quase cinco mil pessoas reagiram a uma publicação do político brasileiro Hélio Lopes sobre uma alegada reportagem da CNN Portugal. No "post", o deputado federal no Rio de Janeiro alega que a estação noticiou que um “comandante russo acordou morto na Ucrânia”. No entanto, a imagem disseminada nas redes sociais foi manipulada e o texto presente na fotografia não corresponde ao da reportagem original.

“Acordar morto? Só na CNN”. São estas as palavras escolhidas pelo deputado federal pelo Partido Liberal no Rio de Janeiro, Hélio Lopes, para descrever uma alegada reportagem da estação de televisão. Numa publicação do Facebook, o político brasileiro mostra uma fotografia supostamente captada durante um direto do canal CNN Portugal cujo oráculo (texto sucinto colocado sobre a imagem de fundo durante uma emissão televisiva) contém a seguinte frase: “Comandante russo acorda morto na Ucrânia”.

O post reuniu quase cinco mil reações, 750 partilhas e mais de 950 comentários. A maioria das respostas à publicação inclui piadas sobre a situação e críticas à qualidade do jornalismo atual.

Mas esta suposta reportagem é autêntica?

Não. A fotografia disseminada nas redes sociais foi manipulada e não corresponde a uma reportagem real da CNN Portugal. Para chegar a esta conclusão, o Polígrafo começou por analisar a imagem e detetou que o tipo de letra do oráculo da publicação é mais fino do que o utilizado pela estação televisiva.

Depois, ao consultar a reportagem original emitida a 30 de abril, a partir das 20h20 (e disponível no site da CNN), confirmou que o tema do direto da jornalista Ana Sofia Cardoso era uma operação de retirada de civis que estavam nos túneis da fábrica Azovstal, na cidade ucraniana de Mariupol. Cerca de dois minutos após o início da reportagem, chega-se ao excerto que foi alvo de manipulação e constata-se que o oráculo original contém a seguinte frase: “20 civis foram retirados pela ONU da Fábrica Azovstal”, e não “Comandante russo acorda morto na Ucrânia”. Durante toda a reportagem não é referido em nenhum momento a morte de um comandante russo.

Questionada pelo Polígrafo, fonte oficial da CNN confirma que a imagem em circulação nas redes sociais é falsa e remete para uma publicação feita no Facebook do diretor do canal.

“A imagem de cima é falsa. Tem sido amplamente partilhada, mas, repito, é falsa. Eis as maravilhas do novo mundo. De facto, no sábado, às 20h22 de Lisboa (22h22 na Ucrânia), a repórter Ana Sofia Cardoso reportava a saída dos primeiros civis de Azovstal”, escreveu Nuno Santos a 2 de maio.

O Polígrafo contactou também a jornalista Ana Sofia Cardoso que confirmou que a imagem em circulação é falsa.

Em suma, é falso que a CNN Portugal tenha noticiado que um “comandante russo acordou morto na Ucrânia”. A imagem espalhada pelas redes sociais, inclusive na conta do político brasileiro Hélio Morais, foi manipulada e não corresponde ao direto original emitido a 30 de abril de 2022.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...
Horas depois de ter ajudado à morte antecipada da eleição de José Pedro Aguiar-Branco à presidência da Assembleia da República, o líder do CDS-PP nega agora ter sido um dos principais intervenientes. Nuno Melo garante ter falado em causa própria quando disse que "não havia acordo" com o Chega, mas não é isso que mostra a conversa que teve com a SIC Notícias durante a tarde de ontem. ...