O autocarro que transportava a equipa de futebol do Benfica foi atingido, na noite de quinta-feira, com “uma pedrada” quando estava a caminho do centro de estágio do clube, no Seixal.

Uma pedrada atingiu o autocarro” quando regressava ao centro de estágio no Seixal, distrito de Setúbal, depois do empate com o Tondela (0-0), no Estádio da Luz, em Lisboa, disse o porta-voz da Direção Nacional da PSP, intendente Nuno Carocha, em declarações à Agência Lusa.

Além de Andrija Zivkovic, também o jogador alemão Julian Weigl sofreu ferimentos. O Sport Lisboa e Benfica condenou o apedrejamento do autocarro da equipa de futebol, depois do empate caseiro 0-0 frente ao Tondela, confirmando que Zivkovic e Weigl foram transportados para um hospital.

Entretanto surgiram nas redes sociais várias publicações com uma imagem que supostamente mostra Zivkovic ensanguentado e com hematomas nos olhos e na cabeça, após o apedrejamento. Essa imagem é autêntica?

A imagem em causa não retrata Zivkovic nem foi captada ontem à noite.

Na verdade trata-se de uma fotografia captada em dezembro de 2018. Mostra um adepto benfiquista, Bruno Simões, que foi apedrejado quando seguia de autocarro rumo a Barcelos, depois de assistir a um jogo do Benfica no Estádio da Luz, em Lisboa.

Até ao momento, a única imagem divulgada dos dois jogadores em causa após o incidente de ontem foi publicada nas páginas de Zivkovic e Weigl na rede social Instagram. Aparecem os dois juntos, sentados, destacando-se Zivkovic com um olho tapado por uma ligadura.

_________________________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network