O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagem de Zivkovic ensanguentado após apedrejamento de autocarro do Benfica é autêntica?

Desporto
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Surgiram nas redes sociais várias publicações com uma imagem que supostamente mostra Andrija Zivkovic, jogador sérvio do Sport Lisboa e Benfica, ensanguentado e com hematomas nos olhos e na cabeça, após o apedrejamento de que foi alvo o autocarro do clube ontem à noite. Verdade ou falsidade?

O autocarro que transportava a equipa de futebol do Benfica foi atingido, na noite de quinta-feira, com “uma pedrada” quando estava a caminho do centro de estágio do clube, no Seixal.

Uma pedrada atingiu o autocarro” quando regressava ao centro de estágio no Seixal, distrito de Setúbal, depois do empate com o Tondela (0-0), no Estádio da Luz, em Lisboa, disse o porta-voz da Direção Nacional da PSP, intendente Nuno Carocha, em declarações à Agência Lusa.

Além de Andrija Zivkovic, também o jogador alemão Julian Weigl sofreu ferimentos. O Sport Lisboa e Benfica condenou o apedrejamento do autocarro da equipa de futebol, depois do empate caseiro 0-0 frente ao Tondela, confirmando que Zivkovic e Weigl foram transportados para um hospital.

Entretanto surgiram nas redes sociais várias publicações com uma imagem que supostamente mostra Zivkovic ensanguentado e com hematomas nos olhos e na cabeça, após o apedrejamento. Essa imagem é autêntica?

A imagem em causa não retrata Zivkovic nem foi captada ontem à noite.

Na verdade trata-se de uma fotografia captada em dezembro de 2018. Mostra um adepto benfiquista, Bruno Simões, que foi apedrejado quando seguia de autocarro rumo a Barcelos, depois de assistir a um jogo do Benfica no Estádio da Luz, em Lisboa.

Até ao momento, a única imagem divulgada dos dois jogadores em causa após o incidente de ontem foi publicada nas páginas de Zivkovic e Weigl na rede social Instagram. Aparecem os dois juntos, sentados, destacando-se Zivkovic com um olho tapado por uma ligadura.

_________________________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes