"A solidariedade portuguesa distribuída pelo Presidente Zelensky. Leite Mimosa a confortar os estômagos dos ucranianos em Buscha, Kiev Oblast", descreve-se numa das publicações da fotografia em causa, datada de 4 de abril de 2022.

Parece ser, de facto, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com colete militar, junto a uma mesa com vários alimentos - incluindo uma palete de leite da marca portuguesa Mimosa -, a cumprimentar uma das pessoas que estarão a receber ajuda.

O Polígrafo recebeu vários pedidos de verificação sobre se esta imagem é real.

Recorrendo a ferramentas de análise de imagens como a "TinEye" e a "InVID" confirmamos que é uma fotografia autêntica, captada por um fotojornalista da EPA e publicada em órgãos de comunicação social de vários países.

Por exemplo, no jornal britânico "Daily Mail", a 4 de abril, num artigo sobre a passagem de Zelensky nesse dia por Bucha, cidade ucraniana fustigada pelas tropas russas (que se retiraram da zona no dia 30 de março) e palco de um recente massacre de centenas de civis, prostrados nas ruas desde há semanas ou enterrados em valas comuns.

Entre dezenas de imagens de Zelensky a caminhar pelas ruas de Bucha, além de registos dos cadáveres e das valas comuns, ou do rastro de destruição , encontramos a fotografia em que o Presidente da Ucrânia aparece a entregar ajuda humanitária e a cumprimentar residentes da cidade.

Entre os alimentos surge, de facto, o leite da marca Mimosa, da empresa portuguesa Lactogal.

_________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network