O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagem de Zelensky a distribuir leite da marca portuguesa Mimosa em Bucha é real?

Ucrânia
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Propagou-se nas redes sociais uma fotografia de Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia, a entregar ajuda humanitária em Bucha, cidade fustigada pelas tropas russas e palco de um recente massacre de centenas de civis, prostrados nas ruas desde há semanas ou enterrados em valas comuns. Na imagem, entre os alimentos distribuídos, aparece uma palete de leite da marca portuguesa Mimosa.

A solidariedade portuguesa distribuída pelo Presidente Zelensky. Leite Mimosa a confortar os estômagos dos ucranianos em Buscha, Kiev Oblast”, descreve-se numa das publicações da fotografia em causa, datada de 4 de abril de 2022.

Parece ser, de facto, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com colete militar, junto a uma mesa com vários alimentos – incluindo uma palete de leite da marca portuguesa Mimosa -, a cumprimentar uma das pessoas que estarão a receber ajuda.

O Polígrafo recebeu vários pedidos de verificação sobre se esta imagem é real.

Recorrendo a ferramentas de análise de imagens como a “TinEye” e a “InVID” confirmamos que é uma fotografia autêntica, captada por um fotojornalista da EPA e publicada em órgãos de comunicação social de vários países.

Por exemplo, no jornal britânico “Daily Mail”, a 4 de abril, num artigo sobre a passagem de Zelensky nesse dia por Bucha, cidade ucraniana fustigada pelas tropas russas (que se retiraram da zona no dia 30 de março) e palco de um recente massacre de centenas de civis, prostrados nas ruas desde há semanas ou enterrados em valas comuns.

Entre dezenas de imagens de Zelensky a caminhar pelas ruas de Bucha, além de registos dos cadáveres e das valas comuns, ou do rastro de destruição , encontramos a fotografia em que o Presidente da Ucrânia aparece a entregar ajuda humanitária e a cumprimentar residentes da cidade.

Entre os alimentos surge, de facto, o leite da marca Mimosa, da empresa portuguesa Lactogal.

_________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque