"Acredite se quiser. Homem apanhado em cadeira de rodas elétrica em cima da ponte 25 de abril", pode ler-se numa das múltiplas publicações disseminadas pelas redes sociais, datada de 10 de julho.

A imagem é autêntica?

Contactada pelo Polígrafo, a Polícia de Segurança Pública (PSP) informa que "a imagem em causa retrata uma situação real detetada no dia 8 de julho, cerca das 18h40, por dois polícias da Divisão de Trânsito que se encontravam de serviço no posto policial da Ponte 25 de abril".

"Constatando que, no sentido sul-norte da ponte, circulava um dispositivo de circulação elétrico para pessoas com mobilidade reduzida, foram de imediato adotadas medidas de segurança adequadas a proteger o seu utilizador e condutores em circulação no local, sendo retirado da ponte com o necessário acompanhamento policial, decorrendo esta operação sem qualquer incidente ou perturbação na circulação rodoviária", sublinha.

O cidadão que circulava na "scooter" foi identificado pela PSP "afirmando que ficou confuso e desorientado, e quando deu por si já se encontrava em direção à ponte".

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network