“Alguma assim on?”, lê-se numa publicação, datada de 12 de fevereiro, que partilha um tweet em inglês. O post, que tem uma fotografia com a legenda “dia-a-dia na Ucrânia”, já conta com mais de 7.500 gostos, 1.274 retweets e 199 respostas em vários idiomas.

Na imagem, é possível ver uma jovem num autocarro a transportar uma espingarda dentro do saco, enquanto olha para o telemóvel. Mas a fotografia é atual? E foi tirada na Ucrânia?

Não. Uma pesquisa reversa no Google revela que a imagem tem sido amplamente partilhada no Reddit e em páginas de memes pelo menos desde 2020. A agência Reuters e a Associated Press chegaram à conclusão que a fotografia também foi publicada como tendo sido captada na Rússia, Bielorússia e Estónia

De acordo com a Associated Press, tudo começou quando uma influencer russa - que aponta a sua localização como Novosibirsk, uma cidade na Sibéria - partilhou a fotografia na sua página de Instagram, no dia 27 de março de 2020. Poucos dias depois, a imagem tornou-se viral em várias plataformas online. Na mesma página, a utilizadora tinha uma secção dedicada a 2020, onde fala sobre a popularidade que a imagem ganhou.

No dia 30 de março do mesmo ano, a imagem foi transferida para um fórum no Reddit intitulado “um dia normal na Rússia”. As discussões sobre a foto incidiam principalmente nas características da arma que a rapariga carregava. Vários utilizadores publicaram a mesma imagem noutros sites, uma com a legenda “Rapariga corajosa” e outra, um dia depois, com a legenda "Rapariga na Bielorrússia num comboio com uma AK".

No Facebook e no Twitter também é possível encontrar publicações, em 2020 e 2021, predominantemente com a legenda “um dia normal na Rússia” e ainda, outro post, no contexto da pandemia, com a descriçãoRapariga eslovena a precisar de distância social no autocarro”. O site "Know Your Meme" que arquiva memes partilhou também a fotografia na sua base de dados em 2021.

A imagem voltou a circular nos últimos dias, à medida que as tensões entre a Rússia e a Ucrânia aumentaram. Os dois países têm estado em conflito desde 2014. No entanto, Moscovo nega ter quaisquer planos para invadir a Ucrânia. Ainda assim, a fotografia partilhada nada tem a ver com este conflito, nem com a situação atual na Ucrânia.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network