O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagem de radar de controlo de velocidade em viaduto na A2 é autêntica?

Facebook
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Está a circular nas redes sociais uma fotografia que supostamente mostra um radar escondido em cima de um viaduto - e a apontar para a autoestrada A2 - com o objetivo de detetar situações de excesso de velocidade e emitir multas. Será autêntica?

“A2 sentido norte-sul em Cajados com carro descaracterizado escondido fora da autoestrada. Postais natalícios”, pode ler-se na respetiva publicação, que acumula centenas de partilhas nas redes sociais.

Esta e outras publicações com a mesma imagem foram denunciadas como sendo fake news pelos usuários do Facebook. Confirma-se?

Questionada pelo Polígrafo, a Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que “o equipamento fotografado não pertence à Guarda Nacional Republicana, desconhecendo-se a sua marca e modelo”.

Também a Polícia de Segurança Pública (PSP) assegura que a figura não parece “corresponder a nenhuma das dezenas de operações de controlo de velocidade diariamente realizadas pela PSP, nem sequer ter sido registada em território nacional”.

“O método utilizado na montagem do equipamento e controlo da velocidade constante da fotografia contraria a prática e métodos utilizados pela PSP nesta matéria”.

De acordo com a mesma força de segurança, “o método utilizado na montagem do equipamento e controlo da velocidade constante da fotografia contraria a prática e métodos utilizados pela PSP nesta matéria”. Por outro lado, acrescenta, “os cinemómetros da PSP são sempre utilizados sob a supervisão direta de polícias”, o que não parece ser o caso nesta situação.

A PSP sublinha que “continuará a desenvolver múltiplas operações de fiscalização rodoviária, nomeadamente de controlo de velocidade, priorizando os locais com maior sinistralidade associada ao excesso de velocidade, planeando a sua atividade com base na sinistralidade registada”. Ainda na resposta ao Polígrafo, a referida força de segurança salienta que “muitas das operações de controlo da velocidade desenvolvidas são amplamente difundidas junto da comunicação social e por intermédio das redes sociais da PSP”.

A localização de radares é um tema que suscita várias dúvidas nos utilizadores das redes sociais. Recentemente, o Polígrafo confirmou que é verdadeira a imagem de um radar de controlo velocidade colocado atrás de um caixote do lixo. A GNR disse tratar-se de um aparelho desta força de segurança instalado em Tortosendo, freguesia do concelho da Covilhã, “local objeto de várias denúncias de cidadãos pelas velocidades excessivas praticadas naquela via“.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...