O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagem de radar de controlo de velocidade atrás de caixotes do lixo é autêntica e foi captada em Portugal?

Facebook
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Está a circular nas redes sociais uma imagem que supostamente mostra um radar escondido atrás de caixotes do lixo, junto a uma estrada em Portugal, com o objetivo de detectar situações de excesso de velocidade e assim emitir multas. A imagem é real?

“O Orçamento do Estado prevê um aumento nas receitas por coimas. Aqui fica uma imagem da ‘legalidade’ da obtenção das mesmas”, comenta-se numa das publicações em causa, com centenas de partilhas no Facebook.

radar

Esta e outras publicações com a mesma imagem foram denunciadas como sendo fake news. Confirma-se?

Questionada pelo Polígrafo, a Guarda Nacional Republicana (GNR) confirma que a imagem do radar de controlo de velocidade é autêntica. Trata-se de um radar da GNR instalado em Tortosendo, freguesia do concelho da Covilhã, “local objeto de várias denúncias de cidadãos pelas velocidades excessivas praticadas naquela via“.

De acordo com a mesma fonte, registaram-se 60 acidentes de viação nesta localidade em 2019, dos quais resultaram dois feridos graves e 17 feridos ligeiros. Já este ano, até novembro ocorreram 41 sinistros, dos quais resultaram 11 feridos, dois deles em estado grave.

A colocação e operação destes equipamentos, sublinha a GNR, “é uma responsabilidade das Forças de Segurança, não estando obrigadas à exposição ou anúncio da localização dos mesmos“. Além disso, “obedece a requisitos técnicos”, sendo o funcionamento garantido em permanência por um militar, normalmente no interior de uma viatura à qual o radar se encontra conectado por cabo ou via wireless.

“O registo da velocidade instantânea é feito através de equipamentos homologados e metrologicamente verificados, constituindo esse registo o meio de prova da prática de uma contra-ordenação”, assegura a GNR.

De resto, informa que vai continuar “a planear e a executar operações de controlo de velocidade, sempre com o objetivo de reduzir a sinistralidade rodoviária e as suas graves consequências”,  as quais podem ser “evitadas através da adoção de velocidades adequadas e respeitando os limites legais em vigor”.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Verdadeiro” ou “Maioritariamente Verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes