"Mais umas… Os profissionais de saúde 'agradecem' a realização da Websummit e a fase final da Champions League em Portugal", salienta-se na mensagem da publicação em causa.

Acrescem duas citações, em forma de balão de banda desenhada: "Muito obrigado pela Champions League em Lisboa"; "Era mesmo disto que precisávamos!"

A imagem é autêntica e atual? E retrata profissionais de Saúde portuguesas?

O Polígrafo analisou a origem da fotografia e concluiu que se trata de uma imagem verdadeira, mas totalmente descontextualizada.

Estamos perante uma manipulação clara de uma fotografia existente, tendo sido registada a 17 de março num hospital francês por um grupo de técnicas de saúde.

coronavirus

A brincadeira, que tinha como mote o novo coronavírus, ganhou força viral e ultrapassou fronteiras, chegando a países como a República Checa e, mais recentemente, também a Portugal, sendo manipulada com os mais diversos fins.

________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network