Tornou-se viral uma imagem de Greta Thumberg a segurar um copo de martíni a bordo do “Madleen”, o veleiro de ativistas que ia a caminho de Gaza com ajuda humanitária, mas que acabou por ser intercetado por Israel.
“Numa escala de 1 a 10, quão desconectada da realidade do palestiniano que sofre nas mãos do Hamas está a Greta, enquanto navega num iate e bebe um martíni?”, lê-se num “tweet” partilhado no X.
Alguns internautas acreditaram que a fotografia era autêntica, apesar dos sinais que comprovam o contrário.
Além da marca d’água do Grok – ferramenta de IA do X – existem algumas inconsistências visuais na imagem que evidenciam o recurso à inteligência artificial. Entre eles, a mão com que Greta segura o copo — que parece ter um dedo a menos —, o facto de a sua posição no barco sugerir que a ativista estava a flutuar na água e a própria assimetria no rosto da jovem, aponta a “AFP Checamos”.
O Polígrafo submeteu ainda a imagem a plataformas que detectam a utilização de inteligência artificial em conteúdos e que indicaram que existia mais de 99,8% de probabilidade de este conteúdo ter sido gerada por IA.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: