O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagem de deputado do VOX “separado à nascença” de Pedro Pinto, do Chega, é real?

Política
O que está em causa?
"Pedro Pinto - deputado do Chega - e Juan Jose García - deputado do VOX. Ou foram separados à nascença ou o projeto europeu da extrema-direita passa por clonar deputados", destaca-se numa publicação nas redes sociais.

De países diferentes, mas do mesmo quadrante político e muito… parecidos. Numa publicação, sugere-se que Pedro Pinto poderá ter sido “separado à nascença” de um deputado da extrema-direita em Extremadura, tal é a semelhança física entre ambos.

No post, surgem lado a lado duas imagens: uma do deputado do Chega e outra, alegadamente, de um deputado do VOX – tão idênticos que facilmente se confundiriam. “Pedro Pinto – deputado do Chega e Juan Jose García – deputado do VOX. Ou foram separados à nascença ou o projeto europeu da extrema-direita passa por clonar deputados“, destaca-se.

A semelhança desconcertante entre os dois deputados gerou alguma desconfiança nas redes sociais – e com razão. Pedro Pinto e Juan José García são, de facto, parecidos, mas não tanto quanto esta publicação leva a crer.

A segunda imagem é um frame de uma gravação disponível no jornal “El Diario”, mas o rosto de Juan José García foi alterado digitalmente para o fazer parecer ainda mais com Pedro Pinto.

No X, circula o vídeo com a imagem manipulada, no qual se nota com mais clareza as inconsistências visuais. “Poucos sabem que o deputado Pedro Pinto, do Chega, também faz uns biscates no Congresso dos Deputados de Espanha pelo Vox, sob o nome de Juan García…”, lê-se.

Através desta e de outras imagens disponíveis online, percebe-se que o deputado do VOX tem o bigode mais concentrado e uma pera mais definida, ao passo que Pedro Pinto apresenta uma barba mais irregular. No entanto, o formato do rosto, o estilo de cabelo e a estrutura do corpo são bastante semelhantes, o que ajuda a explicar porque é que esta semelhança já se tornou tema de conversa online.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque