O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagem de ciclovia com apenas “10 metros” é real? Sim, mas retrata somente um troço da mesma

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Uma publicação no Twitter divulga uma fotografia de um curto fragmento de via ciclável, descrita, ironicamente, como "a maior ciclovia do mundo". A imagem foi captada na Avenida da Conduta, em Gondomar, mas trata-se da fração final da via e tem continuidade num dos lados.

As ciclovias na cidade de Lisboa têm protagonizado diversas verificações do Polígrafo, quer seja pela sua localização inesperada, quer pela polémica dos avanços e recuos da ciclovia da Avenida Almirante Reis.

Desta vez, é mais a norte que se localiza a porção de via ciclável que está a dar que falar nas redes sociais. “Provavelmente a maior ciclovia do mundo, para não dizer do universo. Dez metros para dar tudo. Devia ter um bebedouro de ambos os lados para compensar o esforço”, lê-se no tweet em causa.

A imagem mostra uma pequena porção de via ciclável sem continuação visível em nenhuma das direções. Nos comentários da publicação afirma-se que a imagem foi captada na Avenida da Conduta, em Gondomar.

Contactada pelo Polígrafo, fonte oficial da Câmara Municipal de Gondomar confirma a localização mencionada. “Trata-se da Avenida Dr. Mário Soares, conhecida como Avenida da Conduta”, garante.

No entanto, a autarquia nega que a ciclovia mencionada na publicação “seja constituída apenas pelo troço ilustrado“. E acrescenta: “A ciclovia (de que a parte final foi exibida) inicia-se na Rotunda dos Rotários, em S. Cosme, atravessa Fânzeres e segue até ao limite com Rio Tinto. São quatro quilómetros de via ciclável de que os cidadãos podem usufruir.”

“A fração da ciclovia com novos passeios, apesar de aparentemente isolada, é a ponta final de uma intervenção com mais de 2,5 quilómetros que inclui requalificação de pavimento, novos passeios, novas ciclovias, arranjo urbanístico como colocação de árvores, bancos, bebedouros, entre outros”, afirma.

O executivo municipal disponibilizou algumas fotografias que ilustram a ciclovia na sua extensão, incluindo a continuidade do troço abordado na publicação. “Um consulta ao Google Street View permite verificar com facilidade que a ciclovia tem continuidade”, explica.

“No troço que se segue, como se vê na foto ao lado do carro vermelho, tem continuidade através de um desvio para a via rodoviária, retomando alguns metros à frente o percurso no passeio. A intenção do Município é a de melhorar as acessibilidades neste ponto em concreto da ciclovia através de intervenção num futuro próximo”, explica.

A autarquia informa ainda que “não recebeu qualquer queixa ou registo de transtornos relacionados com o pedaço de ciclovia em causa. Pelo contrário, o Município só tem recebido registos positivos”. E anuncia que a “a intervenção irá continuar numa futura empreitada”.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...