A imagem de uma paisagem com um céu em tons de cor de rosa e cor de laranja tem sido partilhada nas redes sociais, com descrições que indicam tratar-se de um fenómeno natural único. “Céu incrível nunca visto antes na Terra em Colorado, EUA”, lê-se na descrição de uma das publicações, de 27 de dezembro.
Nas caixas de comentários, no entanto, há quem diga que a imagem em questão não é verdadeira e terá sido criada com a utilização de inteligência artificial (IA). Mas, afinal, quem terá razão?
Olhando para imagem em questão é possível ver que o céu tem um efeito ligeiramente desfocado, o que indica logo à partida que a imagem pode ser manipulada.
A plataforma de deteção de deepfakes “True Media” revelou que a imagem tem “evidência substancial” de ter sido criada com recurso a IA generativa. Acautelou, porém, que o veredicto é “incerto: pode ser autêntico ou manipulado”.
Utilizou-se, portanto, uma outra ferramenta: a extensão Hive Moderation, que também avalia a probabilidade de uma determinada imagem ter sido criada com recurso a IA. E esta revela poucas dúvidas: a imagem apresenta 98,9% de probabilidade de ser gerada por IA.
Com recurso a uma reverse image search (“pesquisa por imagem reversa”, em tradução livre) também se encontraram outros vídeos partilhados nas redes sociais, de outras paisagens com o céu a apresentar um efeito semelhante, mas espelhado.
Tratando-se, segundo a publicação, de um céu “nunca visto antes na Terra”, seria de esperar que existissem noticias sobre vislumbres do céu assim, pelo menos, de órgãos de comunicação norte-americanos. No entanto, não existem.
Sendo assim, tudo indica que a imagem que tem sido divulgada nas redes sociais foi criada com recurso a inteligência artificial. A paisagem não é verdadeira.
__________________________
Avaliação do Polígrafo: