"Neste país, o que é importante é ser chefe. Nem que seja de uma quadrilha de gatunos", comenta-se numa das publicações da imagem em causa, partilhada por centenas de pessoas no Facebook.

Confirma-se que Isabel dos Santos foi condecorada por Cavaco Silva, em Portugal, quando este exercia o cargo de Presidente da República?

Não, trata-se de uma informação falsa, veiculada através de uma imagem também falsificada.

Através de uma pesquisa na aplicação TinEye verificamos que a figura de Isabel dos Santos foi artificialmente introduzida na fotografia original, por cima da figura de Zeinal Bava, antigo gestor e administrador da Portugal Telecom, esse sim condecorado no dia 10 de junho de 2014 pelo então Presidente da República, Cavaco Silva, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial.

Por outro lado, no site da Presidência da República encontra-se a página oficial do Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas que inclui um registo público de todos os condecorados, ou mais precisamente dos "membros das ordens nacionais", subdivididos em "nacionais com ordens portuguesas", "estrangeiros com ordens portuguesas" e "nacionais com ordens estrangeiras".

Ora, o facto é que o nome de Isabel dos Santos não consta da lista de "entidades estrangeiras agraciadas com ordens portuguesas".

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network