"Ver este tipo de aviões estacionados nas Lages… Sinal de que algo se vai passar", comenta-se no post de 23 de março, denunciado no Facebook como sendo falso ou enganador. Na respetiva imagem parecem estar três aeronaves B-2 Spirit na pista da Base Aérea das Lajes, Açores.

Contactada pelo Polígrafo, a Força Aérea Portuguesa (FAP) confirma que "operaram a partir da Base Aérea nº4 - Lajes, entre os dias 8 e 25 de março, aeronaves B-2 Spirit, atribuídas à 509th Bomb Wing, da Base Aérea de Whiteman, da Força Aérea dos EUA (USAF)".

"O objetivo foi treinar a projeção e operação de reabastecimento, planeamento e troca de tripulações nas Lajes, para executar missões de treino no norte da Europa, integradas com forças de países aliados e parceiros", esclarece a mesma fonte.
De acordo com a FAP, "não é a primeira vez que estas aeronaves, tal como muitas outras, utilizam a Base Aérea das Lajes, para o apoio logístico e projeção de forças para a Europa ou para outras regiões do globo, sendo que a USAF tem utilizado, de forma continuada, desde 1943, a plataforma dos Açores".

"Este evento veio apenas confirmar, uma vez mais, a importância estratégica desta capacidade logística e operacional, localizada no meio do Atlântico norte", conclui a FAP, na resposta ao Polígrafo.

Pelo que concluímos que a imagem é autêntica.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “verdadeiro” ou “maioritariamente verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network