- O que está em causa?De acordo com publicação no Facebook, Neymar "teve o seu pedido atendido" ao ter "a imagem de Jair Bolsonaro ao seu lado no show de apresentação promovido pelo Al-Hilal". A acompanhar o "post" é partilhada a imagem que, alegadamente, o comprova. Verdade ou mentira?

"O Neymar é realmente o rei do mundo árabe. Além de desembarcar no país ostentando sua fé em Jesus, ainda teve o seu pedido atendido, colocando a imagem de Jair Bolsonaro ao seu lado no show de apresentação promovido pelo Al-Hilal. A esquerda pira", destaca-se numa publicação que data de 22 de agosto no Facebook.
O post partilha ainda uma imagem que serve como prova do que é dito, mas será mesmo assim?

Neymar deixou o PSG ao fim de seis anos e foi anunciado como reforço do Al-Hilal, clube saudita treinado pelo português Jorge Jesus, a 15 de agosto.
A apresentação do jogador foi feita com recurso a um vídeo promocional publicado no Twitter (agora "X") do clube saudita com um minuto e 10 segundos em que se enaltece o futebolista. "O talento maravilhoso… Que atrai a atenção de todos", lê-se no tweet. Mas nestas imagens não há sinal de Bolsonaro, ex-presidente do Brasil.
No dia 19 de agosto, quatro dias depois do anúncio, uma nova publicação no Instagram do clube dá as boas-vindas ao jogador brasileiro e revela que Neymar irá jogar com a camisola 10 no clube da Arábia Saudita. Em nenhuma das sete imagens partilhadas, o jogador surge ao lado do antecessor de Lula da Silva.
A imagem partilhada no Facebook é, na verdade, uma montagem feita a partir da primeira foto do carrossel publicado no Instagram do clube em que o rosto de Neymar surge centrado e sozinho e não lado-a-lado com Bolsonaro.
Mais, nas imagens captadas pela AFP, referentes à apresentação do ex-PSG, vê-se a projeção do rosto de Neymar em diferentes ângulos e em nenhum se vê a projeção do rosto de Bolsonaro.
O futebolista de 31 anos assinou contrato por duas temporadas, até 2025, por um valor de 300 milhões de dólares só em salário (275 milhões de euros). O contrato do jogador conta ainda com diversas regalias que vão desde avião privado a prémios por promover país.
____________________________
Avaliação do Polígrafo:
