A fotografia em causa está a circular nas redes sociais à escala global, dos EUA até Portugal, tendo sido captada numa das marchas de Selma a Montgomery que se realizaram em 1965. Estas marchas consistiram em três manifestações pelos direitos civis dos negros nos EUA. Na imagem pode ver-se Martin Luther King Jr. e, assinalado a vermelho, um indivíduo de óculos que se assemelha a um jovem Bernie Sanders.

Mas será mesmo Bernie Sanders na fotografia?

De acordo com a plataforma de fact-checking "Snopes", a fotografia foi captada no dia 26 de março de 1965 e a legenda atribuída pelo licenciante da imagem não faz qualquer menção a Bernie Sanders.

"Dr. Martin Luther King conduz milhares de manifestantes de direitos civis na última etapa da caminhada de 80 milhas de Selma a Montgomery. Pessoas identificáveis ​​na primeira fila incluem John Davis (segundo à esquerda) do SNCC [Student Nonviolent Coordinating Committee], o reverendo Ralph Abernathy (terceiro à esquerda), Dr. Ralph Bunche (quinto à esquerda), Sra. King (ao lado do marido) e o reverendo Hosea Williams (com uma criança ao colo)", pode ler-se na legenda.

Sanders declarou num vídeo ter estado presente na "Marcha sobre Washington" em 1963. Foi nessa manifestação que Martin Luther King Jr. proferiu o seu icónico discurso intitulado como "I Have a Dream".

"Lembro-me muito bem, não só por ver na TV ou por ler sobre isso. Eu estava lá atrás, fui uma das centenas de milhar de pessoas que foram", recorda Sanders no vídeo. Porém, nunca afirmou ter estado presente em qualquer outra manifestação de Luther King.

De acordo com a plataforma "WafflesatNoon", diversas biografias sobre Bernie Sanders referem que o político se terá mudado para Vermont logo após se ter graduado em junho de 1964. Sanders e a mulher passaram dois anos a viajar pela Europa antes do divórcio em 1966. As biografias, como sublinha a mesma fonte, não mencionam nenhuma viagem a Alabama, o Estado onde ocorreram as marchas de Selma a Montgomory, em 1965.

Em março de 2015, o político anunciou que iria estar presente no 50º aniversário das marchas de Selma, mas no seu discurso nunca referiu que tivesse estado fisicamente presente nas mesmas.

Em suma, apesar de a fotografia ser autêntica, não é verdade que o indivíduo identificado na imagem seja Bernie Sanders.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network