O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagem de “400 aviões privados estacionados” foi captada este mês durante a COP26 em Glasgow?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Numa publicação que circula no Facebook é divulgada a imagem de uma base aérea repleta de jatos particulares. "Mais de 400 aviões privados estacionados para a Conferência do Clima em Glasgow", afirma o autor do "post". A fotografia mostra mesmo os jatos privados utilizados este mês para chegar à conferência dedicada às alterações climáticas?

“Mais de 400 aviões privados estacionados para a Conferência do Clima em Glasgow. Assim se deslocaram muitos dos conferencistas, para decidirem que o teu carro a gasóleo está a destruir o clima do planeta. Quanta hipocrisia!”, destaca-se num post de Facebook com mais de 90 partilhas.

Na publicação de 9 de novembro é divulgada uma imagem de uma base aérea com várias dezenas de aviões de pequena dimensão.

A 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP26), cuja missão é estabelecer medidas para evitar um aquecimento global acima de 1,5 °C, começou no dia 31 de outubro e vai prolongar-se até dia 12 de novembro. Vários líderes mundiais como o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, o Príncipe Charles e o presidente dos EUA, Joe Biden, foram criticados nas redes sociais pelo uso excessivo de transportes privados, enquanto promovem esforços para reduzir as emissões de carbono.

Tal como verificado pelo Polígrafo, é verdade que, apesar da temática e objetivos da conferência, foram registados centenas de voos não comerciais para os aeroportos de Glasgow, Prestwick e Edimburgo desde 27 de outubro. A empresa de análise de aviação Cirium disse à BBC que houve um total de 76 voos relacionados com jatos privados, ou voos VIP, que chegaram a Glasgow e arredores nos quatro dias anteriores a 1 de novembro.

No entanto, é falso que a imagem que está a ser partilhada nas redes sociais tenha sido captada em Glasgow ou em qualquer outra base aérea da Escócia no contexto da realização desta conferência.

Em outubro de 2021, aconteceu a 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP26), em Glasgow, Escócia, com a missão de acordar metas mais ambiciosas de redução das emissões de gases com efeito de estufa, para evitar um aquecimento global acima de 1,5°C. Apesar do crescente consenso científico, porém, subsistem dúvidas em torno do fenómeno das alterações climáticas e muita desinformação a circular nas redes sociais. O Polígrafo analisa uma série de questões nesse âmbito.

A plataforma de fact checking da Agence France Presse (AFP) pesquisou a origem da fotografia através de várias  ferramentas de pesquisa inversa de imagens, chegando a uma notícia publicada em fevereiro de 2013 no site AINonline.

No site informativo sobre aviação, é divulgada a imagem que é acompanhada de uma legenda, na qual se lê: Quase 700 jatos executivos voaram para o Aeroporto Lakefront de Nova Orleães, para o maior evento desportivo do ano”, referindo-se ao Super Bowl, o evento anual do jogo final do campeonato da NFL, a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos.

A autoria da imagem é atribuída a David G. Spielman. Contactado pela equipa de fact-check da AFP, Spielman confirmou ser o autor da fotografia. A AFP localizou ainda um vídeo no Youtube , publicado em março de 2013, com a descrição: “Super Bowl no Aeroporto de Lakefront em Nova Orleães.”

Conclui-se que a imagem divulgada na publicação foi captada em 2013, durante a realização do Super Bowl nos EUA. Está, portanto, a ser utilizada de forma descontextualizada para ilustrar a deslocação de aviões particulares até Glasgow a propósito da COP26.

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falta de contexto: conteúdos que podem ser enganadores sem contexto adicional.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes