"Realidade versus Photoshop! Um governo que mente até na foto", destaca-se numa publicação viral no Twitter, com milhares de reações e mais de um milhão de visualizações. O conteúdo circula em perfis geridos por apoiantes de Jair Bolsonaro, conhecidos pela habitual partilha de informações falsas.

À esquerda, divulga-se um vídeo de pessoas dispersas a deslocarem-se em direção ao Palácio do Planalto, em Brasília, no dia da tomada de posse de Lula da Silva como presidente do Brasil. A gravação é colocada ao lado de uma fotografia da mesma área, mas com uma multidão mais densa, a ocupar a totalidade do percurso. Por cima desta segunda imagem lê-se "FAKE". Ou seja, defende-se que a imagem foi alterada com a intenção de mostrar mais apoiantes de Lula do que aqueles que marcaram presença no evento.

Tal como verificado pela plataforma de verificação de factos "Agência Lupa", a foto que mostra a multidão é verdadeira. Foi captada pelo fotógrafo Eduardo Moura e publicada no perfil "Mídia Ninja", no Twitter, às 11h35 de domingo, dia 1 de janeiro.

O vídeo apresentado na publicação também é autêntico. Foi publicado no Twitter alguns minutos antes da fotografia, ou seja, terá sido captado mais cedo, quando a multidão ainda se formava. São provas da presença dos milhares de apoiantes de Lula da Silva as galerias de fotografias de vários jornais brasileiros, tal como o "G1" e o "Correio Braziliense", bem como a emissão contínua de várias estações de televisão brasileiras, como a "CNN Brasil".

Em suma, é falso que tenha sido divulgada uma imagem manipulada com a intenção de mostrar mais apoiantes do novo presidente do Brasil na cerimónia de tomada de posse do que aqueles que se deslocaram até à zona do Palácio do Planalto. A imagem aérea partilhada como falsa por apoiantes de Bolsonaro é comprovadamente atual e legítima.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.