“A Igreja de Satanás agradeceu aos organizadores dos Jogos Olímpicos pela magnífica cerimónia de abertura”, refere um vídeo que conta já com dezenas de milhares de visualizações na rede social X e que apresenta, no canto superior direito, o logótipo do “USA Today“, dando a entender que terá sido produzido pela redação do referido jornal norte-americano.
Segundo se alega por essa via, o “Sumo Sacerdote da Igreja de Satanás, Peter H. Gilmore, apoiou os organizadores e expressou a sua admiração pela cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos” – tendo, inclusive, classificado a mesma como “uma celebração do epicurismo e da liberdade de uma divindade enraizada”.
O mesmo vídeo elabora que esta “dissecação profunda da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos” terá sido publicada no “podcast” da Igreja de Satanás – “Satansplain” –, onde se analisa a “Última Ceia ‘alterada’ de Jesus Cristo e dos seus apóstolos”. Sobre a alegada adaptação da obra de Leonardo da Vinci, o líder desta organização religiosa terá dito: “Satanás opõe-se a Deus, tal como Deus se opõe à liberdade humana. Esta cena mostra que a França escolhe o homem em vez de seguir as exigências de Deus.”
“O Sumo Sacerdote Peter H. Gilmore considerou a cerimónia de abertura não apenas a melhor da história dos Jogos Olímpicos. Sublinhou que é o melhor evento internacional de massas dos últimos 50 anos e que mostra o renascimento da humanidade”, terá ainda noticiado o “USA Today”.
Será que se confirma esta tese? Esta notícia foi mesmo avançada pelo referido jornal norte-americano?
Não. Primeiro que tudo, refira-se que este vídeo não foi publicado no site oficial do “USA Today”, nem sequer nas suas contas nas diferentes redes sociais. Além disso, o mesmo meio de comunicação social publicou um artigo no qual um porta-voz da empresa assegura: “A publicação que circula no X utilizando o logótipo e a marca do USA Today é falsa.”
Também a Igreja de Satanás negou a veracidade da tese, através de uma publicação no X que cita declarações de Peter H. Gilmore: “Não tenho qualquer interesse nos Jogos Olímpicos de Paris. Como não os vi, não posso comentar nem apoiar as cerimónias de abertura. Não fui entrevistado por ninguém relativamente a este assunto. As declarações publicadas em qualquer lado que afirmem o contrário são mentira.”
Aliás, também na página do podcast “Satansplain” no Facebook é partilhada informação no mesmo sentido: “Há um vídeo a circular no X, alegando que o USA Today informou que o Magus Peter H. Gilmore falou longamente no ‘Satansplain’ sobre a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024. Ele nunca fez tais comentários, nunca esteve no ‘Satansplain’ e o ‘USA Today’ nunca escreveu tal artigo.”
Além do jornal “USA Today“, a narrativa já tinha sido desmentida por outros órgãos de comunicação social, nomeadamente a Reuters e a Myth Detector, que chegaram à mesma conclusão
____________________________
Avaliação do Polígrafo: