A demonstração de fé deixará muitos impressionados, sobretudo, pela coragem do ato. Um homem de 30 anos do estado do Kentucky, nos Estados Unidos, terá querido ficar igual a Jesus Cristo, há alegadamente dois anos. Para isso, gastou 175 mil euros e submeteu-se a mais de vinte operações.

A notícia tem sido partilhada no Facebook e para que até os mais desconfiados fiquem convencidos, cita um jornal chamado Lexington Daily Tribune, que detalha a história de Mark Emery.

Ao jornal, o americano explica a profundeza da fé que sente: “Para mim, agir como Jesus não é suficiente, eu preciso de ser e de parecer como ele”.  A frase justifica as mudanças para além das plásticas, é que o americano tornou-se carpinteiro, a profissão de Jesus. Além disso, passou a ler textos religiosos nos tempos livres, tal e qual como fazia o filho de Deus.

Ainda ao Lexington Daily Tribune, Emery deixa claro que por mais excêntrica que pareça a transformação, ela não passa de um ato de fé, de um cristão fervoroso: “Algumas pessoas compram carros ou casas chiques, eu uso o meu dinheiro para mostrar o amor que sinto por Jesus”.

jesus

A história é comovente - e seria ainda mais se não fosse, toda ela, segundo o jornal norte-americano de fact-checking "Truth or Fiction", um grande embuste.

Em primeiro lugar, o jornal citado na publicação, não existe. Uma pesquisa rápida no Google é suficiente para perceber que não há rasto do Lexington Daily Tribune.

Em segundo lugar e, na verdade, a história, disfarçada de notícia, foi criada por um site canadiano de paródias, que vive da invenção de episódios ficcionados, que envolvem crimes bizarros ou, por exemplo, acidentes estranhos. Esta foi uma descoberta do site americano Lead Stories.

Por fim, a narrativa está longe de ser um pãozinho quente da Internet. É quase tão velha para o Facebook, como Jesus Cristo para o mundo. Surgiu pela primeira vez em 2015, agora tem sido novamente partilhada. A única coisa que ainda não se sabe é o porquê do timing que, por agora, fica no segredo dos deuses.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso