Uma sondagem feita para o site de comparação de preços britânico “Compare the Market” concluiu que 3,5 milhões de britânicos são vegans. A proporção em termos populacionais fala por si: 7% da população residente no Reino Unido não come carne, peixe ou ovos. Em comparação com dados recolhidos em 2007, ter-se-á registado um crescimento de 5% em apenas uma década. Mas estarão estes dados corretos?

Vários estudos anteriores tinham apontado para a existência de cerca de meio milhão de adultos vegans no Reino Unido, o que deixou a comunidade independente de fact-checking do Reino Unido intrigada. Depois de analisarem estes novos números, perceberam que a sondagem apresenta várias imprecisões, as quais podem ter condicionado o resultado final.

A sondagem indica que 7% dos britânicos são vegans, quando na verdade se está a considerar apenas a população adulta. Se contabilizarmos também as crianças, a percentagem cai para 5% do total de britânicos.

Por outro lado, os entrevistados não foram inquiridos se era vegans ou não. A pergunta colocada foi: “Qual das seguintes opções tomou ou está a considerar tomar para ajudar a reduzir a sua pegada ambiental no planeta?” Na lista de respostas possíveis, encontra-se as opções “tornar-me vegetariano” e “tornar-me vegan”. No entanto, a resposta considerada para este estudo engloba no mesmo bolo aqueles que já são vegans e aqueles que estão a planear ser, o que por si só vai condicionar todo o resultado final.

A sondagem indica que 7% dos britânicos são vegans, quando na verdade se está a considerar apenas a população adulta. Se contabilizarmos também as crianças, a percentagem cai para 5% do total de britânicos.

Há ainda outra opção que a comunidade independente de fact-checking do Reino Unido considera relevante para este estudo e que pode maquiar o seu resultado. Muitos entrevistados dizem que são vegans quando na verdade não o são ou a sua dieta não encaixa totalmente na definição de vegan.

Ainda assim, a informação foi publicada por vários jornais mainstream. "O veganismo disparou no Reino Unido nos últimos dois anos – tendo passado de meio milhão de pessoas em 2016 para mais de 3,5 milhões – 5% da nossa população – atualmente [2018]", escreveu o jornal “The Guardian", a 25 de agosto, baseado na sondagem feita pelo “Compare the Market”.

Os dados mais recentes, analisados pelo site de comparação de preços britânico permitiram concluir que o número de vegans aumentou nos últimos anos, mas não permitem dizer com precisão para que valores é que aumentou. Ainda assim, a população vegan no Reino Unido ainda não chegou aos 3,5 mil milhões de habitantes e está longe de representar 7% dos britânicos.

Avaliação do Polígrafo:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Impreciso
International Fact-Checking Network