"O terrível ataque aéreo da Rússia na base do exército da Ucrânia, tirando fortes tanques de guerra", lê-se numa publicação no Facebook, partilhada a 6 de março. Em anexo, o post inclui um vídeo, com pouco mais de sete minutos, sem qualquer voz a narrar ou a explicar o que se está a passar. Apenas se ouve o som dos helicópteros e vê-se uma variedade de manobras em que os tanques são levantados no ar.

Será uma operação militar russa, como se afirma na publicação?

Na realidade, trata-se de um exercício militar, intitulado "Exercício Falcon Outono 2018", que teve lugar nos Países Baixos, entre 17 de setembro e 13 de outubro desse ano.

No Youtube é possível encontrar o mesmo vídeo com sete minutos de duração, publicado a 5 de agosto de 2019, numa conta chamada "Military Archive" que atribui o crédito das imagens ao Ministério da Defesa dos Países Baixos.

Também na página no Facebook da Força Aérea Real Holandesa foi partilhada, a 12 de outubro de 2018, uma versão mais curta do vídeo, com várias imagens retiradas do vídeo original. A mesma gravação foi publicada num artigo sobre o exercício militar na página oficial do Ministério da Defesa holandês.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.