- O que está em causa?Parece uma imagem de um filme: vários helicópteros militares a transportar no ar pesados tanques de guerra. As publicações que partilham o vídeo, com sete minutos, garantem que se trata de "um ataque aéreo da Rússia" para retirar tanques ucranianos. Será?

"O terrível ataque aéreo da Rússia na base do exército da Ucrânia, tirando fortes tanques de guerra", lê-se numa publicação no Facebook, partilhada a 6 de março. Em anexo, o post inclui um vídeo, com pouco mais de sete minutos, sem qualquer voz a narrar ou a explicar o que se está a passar. Apenas se ouve o som dos helicópteros e vê-se uma variedade de manobras em que os tanques são levantados no ar.
Será uma operação militar russa, como se afirma na publicação?

Na realidade, trata-se de um exercício militar, intitulado "Exercício Falcon Outono 2018", que teve lugar nos Países Baixos, entre 17 de setembro e 13 de outubro desse ano.
No Youtube é possível encontrar o mesmo vídeo com sete minutos de duração, publicado a 5 de agosto de 2019, numa conta chamada "Military Archive" que atribui o crédito das imagens ao Ministério da Defesa dos Países Baixos.
Também na página no Facebook da Força Aérea Real Holandesa foi partilhada, a 12 de outubro de 2018, uma versão mais curta do vídeo, com várias imagens retiradas do vídeo original. A mesma gravação foi publicada num artigo sobre o exercício militar na página oficial do Ministério da Defesa holandês.
___________________________________
Avaliação do Polígrafo:
